Topo

Mulheres que nasceram prematuras podem ter risco maior de complicações na gestação

The New York Times

10/10/2012 17h44

Um novo estudo descobriu que as mulheres que nasceram prematuras correm risco significativamente maior de ter complicações durante a própria gestação.

Pesquisadores do Quebec compararam as gestações de 7.405 mulheres que haviam nascido antes da 37ª semana de gestação com 16.714 nascidas a termo.

O estudo foi publicado online na semana retrasada no periódico Canadian Medical Association Journal e analisou três complicações comuns da gestação: diabetes gestacional, hipertensão na gravidez e pré-eclâmpsia. (Os sintomas da pré-eclâmpsia são pressão arterial alta, inchaço e perda de proteína pela urina.)

A porcentagem de mulheres com pelo menos uma complicação na gestação aumentava ao mesmo tempo em que diminuía sua idade gestacional ao nascer. A probabilidade de ter uma ou mais complicações era 14 por cento maior para as mulheres nascidas entre a 32ª e a 36ª semana de gestação e quase dobrava para as nascidas antes da 32ª semana em comparação com as participantes nascidas a termo. A diferença perdurou mesmo após terem sido levados em conta idade e estado de saúde da mãe e tamanho do feto para a idade gestacional, entre outros fatores.

Qual o conselho para a mulher que nasceu prematura e planeja ter um filho?

"É importante não ser alarmista", afirmou Anne Monique Nuyt, autora sênior do estudo e professora adjunta de pediatria da Universidade de Montreal. "Vá em frente e inicie sua família. Toda assistência pré-natal já submete a paciente aos exames para essas doenças, mas esse estudo talvez leve a um acompanhamento mais rigoroso."