Topo

Comer de forma descontrolada e sentir culpa pode ser alerta para compulsão alimentar

Do UOL, em São Paulo

11/10/2012 06h00Atualizada em 05/05/2015 12h26

Comer grandes quantidades de comida em um curto intervalo de tempo e de forma descontrolada, com sensação de voracidade durante a alimentação e de culpa depois, caracteriza um episódio de compulsão alimentar. Quando este comportamento vira um hábito, torna-se necessário buscar ajuda médica. O psiquiatra do Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, Adriano Segal, conversa com Jairo Bouer sobre o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) e explica como é feito o diagnóstico.

A compulsão alimentar já afeta cerca de 2% da população. Em pessoas obesas, pode chegar a 6%.  Em obesos que buscam acompanhamento médico, a prevalência pode chegar a até 40%, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria. As mulheres são uma vez e meia mais afetadas do que os homens.

O tratamento do TCAP é multidisciplinar e aborda aspectos nutricionais, psiquiátricos e, eventualmente, psicológicos, tendo como objetivo reduzir o número de episódios e no número de calorias consumidas.