Topo

Estudo sugere que soja e fibras não aliviam sintomas da menopausa

The New York Times

18/11/2012 07h00

Muitas mulheres adicionam soja e fibras à sua dieta na esperança de evitar os sintomas vasomotores da menopausa – ondas de calor e suores noturnos. Mas um novo estudo sugere que, provavelmente, isso não ajuda.

Os pesquisadores estudaram 1.651 mulheres que não menstruaram por três meses, mas que ainda não tinham tido quaisquer sintomas vasomotores. Eles as acompanharam por 10 anos, coletando informações sobre dietas e registrando os momentos das ondas de calor e suores noturnos.

Mas depois de contabilizar a educação, raça e etnia, renda, picos de depressão, índice de massa corporal e outros fatores, eles não puderam encontrar nenhuma associação consistente entre o consumo de soja ou de fibra e a incidência de sintomas vasomotores.

O estudo, publicado on-line em 31 de outubro no periódico Menopause, foi observacional, e não um ensaio clínico controlado, e dependia em partes de informações autorrelatadas, que nem sempre são confiáveis. Mas ele continha um grande número de indivíduos de várias raças e etnias, um acompanhamento de longo prazo e estimativas precisas da quantidade de soja e fibras na dieta das mulheres, fatores que lhe dão força considerável.

"A evidência do nosso estudo é que isso não previne novos sintomas", disse a autora do estudo, Ellen B. Gold, presidente do departamento de ciências da saúde pública da Universidade da Califórnia em Davis. Mas ela acrescentou: "Se há mulheres que tentam isso agora e encontram sucesso, eu certamente não vou desencorajá-las".