Topo

Cenoura ajuda a bronzear? Aprenda mitos e verdades do verão e use o sol a seu favor

Camilla Rigi

Do UOL, em São Paulo

04/12/2012 11h36

O verão vem aí e muitas pessoas ainda não sabem como se proteger corretamente do sol. Na ânsia de conseguir uma cor bonita, muitos apostam em alimentos e até práticas arriscadas. Para a dermatologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Érica Monteiro, a principal preocupação dos banhistas deve ser proteger a pele.

De acordo com ela, o protetor solar é item obrigatório e, além dele, são bem indicados bonés, chapéus e óculos de sol. O guarda-sol também é acessório importante em áreas muito abertas, embora proteja parcialmente. "É preciso verificar seu material, pois muitos permitem a passagem de grande quantidade de radiação”, aponta. A médica também alerta que pessoas que usam maquiagem com filtro solar deven ficar atentas ao FPS, fator de proteção do produto.

A dermatologista alerta para um dos grandes mitos do verão. Quem fica dentro d´água está, do mesmo jeito, sujeito à ação do sol. Segundo Érica, a água reflete a luz e, além disso, as roupas molhadas têm menor capacidade de proteção em comparação às secas. “Se a pessoa passou filtro solar, a água e a transpiração removem o produto com facilidade”, acrescenta.

Uma dica para conquistar um bronzeado bonito é apostar em alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, no cardápio. A absorção é imediata à digestão, mas vale manter a dieta durante os meses de verão para que o efeito seja prolongado. Evitar o contato com frutas cítricas, como o limão, é outro cuidado importante para evitar manchas na pele. De acordo com a dermatologista, esses alimentos mudam sua conformação química e se tornam fototóxicos em contato com o sol.

Ainda em relação à alimentação, o clínico-geral Paulo Olzon, também da Unifesp, explica por que o calor parece cortar o apetite. Nesse período do ano, como o ambiente já está quente, o corpo precisa gastar menos calorias para mantê-lo aquecido, o que resulta em menos fome.
   
E, para quem pretende nadar bastante, o conselho é evitar a prática logo depois de comer. Isso porque, após as refeições, grande parte da circulação do sangue se concentra no intestino, que precisa de energia para digerir os alimentos. Com isso, outros órgãos recebem menos sangue e a pessoa pode sentir sonolência, por exemplo.