Topo

Saiba quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de ingerir bebida alcoólica

O organismo se livra de uma dose de álcool em uma hora, mas alguns fatores podem interferir nessa conta - Shutterstock
O organismo se livra de uma dose de álcool em uma hora, mas alguns fatores podem interferir nessa conta Imagem: Shutterstock

Ronaldo Marques

Do BOL, em São Paulo

18/01/2013 19h19

No final do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o rigor na fiscalização da ‘Lei Seca’. A nova medida endureceu as penas aplicadas ao motorista que dirigir alcoolizado e manteve qualificado como crime dirigir com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue. No entanto, muitas vezes fica a dúvida: quanto tempo depois de beber o motorista pode dirigir sem infringir a lei e, principalmente, com segurança?

O médico Ronaldo Laranjeira, professor titular de psiquiatria e dependência química da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que há um conceito fixo na medicina que afirma que o organismo se livra do equivalente a uma dose de álcool por hora. "Uma dose pode ser uma taça de vinho ou chope, ou ainda um daqueles copos bem pequenos de destilado, que o fígado levará cerca de uma hora para metabolizar o álcool no corpo humano", explica.

Sendo assim, se uma pessoa de aproximadamente setenta quilos ingeriu três copos de chope, por exemplo, ela terá de esperar três horas para dirigir. Caso tenha tomado dez taças de vinho, serão necessárias dez horas para que o organismo esteja livre dos efeitos do álcool.

Mas o médico esclarece que os efeitos do álcool variam de acordo com cada pessoa e com uma série de fatores: "Se o indivíduo bebe com o estômago vazio, os efeitos do álcool pelo corpo podem aparecer mais rápido, assim como o corpo feminino demora mais para metabolizar o álcool". Por isso, a Polícia Rodoviária Federal recomenda que se espere pelo menos 12 horas antes de dirigir após a ingestão de álcool.


Calcule quantas horas você deve esperar para dirigir após beber
O que eu bebi e quantas doses?
Cerveja ou chope
(copos)
Vinho
(taça)
Destilado
(dose)
calcular
 
Fontes:
Sociedade Brasileira de Clínica Médica (Regional São Paulo)
Dr. Ronaldo Laranjeira – Professor de Psiquiatria especializado em dependência química da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
 
 
calcular novamente
Quanto tenho de álcool no sangue?
 
Quais os efeitos no meu organismo?
 
*Tempo médio. Fatores genéticos e externos fazem com que a absorção do álcool pelo corpo seja variada de pessoa para pessoa.

Uma dica importante de Ronaldo Laranjeira é controlar a quantidade de álcool ingerida. Por exemplo, se alguém ficar duas horas na casa de uma pessoa jantando e, durante esse período, consumir apenas duas taças de vinho ou dois copos de chope, provavelmente estará pronto para dirigir pouco depois da refeição, pois cada copo de bebida foi consumido ao longo de uma hora, tempo necessário para o organismo metabolizar o álcool.

Não existe nada que se possa fazer para acelerar o processo do metabolismo do álcool no corpo, a despeito de algumas crenças como ingerir café, aspirina, tomar banho gelado ou comer enquanto se bebe. "Nada acelera este limite de uma hora por dose. Se você der um banho gelado em uma pessoa bêbada, você terá um bêbado limpo, mas não vai acelerar a recuperação do sujeito", explica Laranjeira.

LEI SECA

O QUE ÉDefine que é crime dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias químicas
QUAIS AS PROVAS?- Bafômetro ou exame de sangue que indique mais de 6 dg/l de álcool no sangue

- Testemunho dos agentes policiais e/ou de pessoas próximas, exame clínico e quaisquer provas que valeriam para outros tipos de crime
PUNIÇÕES- Multa de R$ 1.915,40 (o valor dobra se o motorista for pego dirigindo embriagado novamente dentro de um ano)

- Recolhimento da habilitação e do veículo

- Em casos mais graves no entendimento do delegado na hora da fiscalização: detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir

No entanto, o mais importante para dirigir com segurança é a conscientização. Para o especialista, no Brasil ainda é preciso aprender que não se deve beber e dirigir. "Se você pensa em dirigir, não deve consumir álcool. Este é o ponto principal que se deve pôr em prática no país. O brasileiro tem de se planejar antes de sair para festas ou locais onde é possível beber. As pessoas têm que encontrar formas de se locomover, o que já acontece nos países desenvolvidos".

Informações oficiais

O site da Polícia Rodoviária Federal também dá algumas dicas que podem ajudar o motorista que ingeriu álcool a esclarecer dúvidas. As informações oficiais apontam que não existem "parâmetros confiáveis" para estipular o tempo de metabolização do álcool no organismo, por isso é recomendado que o motorista espere ao menos 12 horas para retornar ao volante.

O site esclarece ainda que, de modo geral, consumir o equivalente a 1 lata de cerveja, ou 1 taça de vinho, ou 1 dose de cachaça, vodca ou uísque e conduzir um veículo logo após o consumo é o bastante para ser multado.

O bafômetro é capaz inclusive de detectar a presença de álcool se o teste for realizado imediatamente após a pessoa ter consumido alimentos com a substância (como bombom com licor, por exemplo) ou usado antisséptico bucal que contenha álcool. Nesses casos, o site esclarece que o motorista deve informar o ocorrido à autoridade de trânsito no momento da abordagem, para que se possa fazer bochechos com água, no intuito de retirar resíduos de álcool da mucosa, e promover novo teste.