Topo

Conheça os nutrientes dos alimentos que mais combinam com o verão

A água de coco, pela quantidade significativa de minerais, é considerada um isotônico natural - Marcelo Camargo/Agência Brasil
A água de coco, pela quantidade significativa de minerais, é considerada um isotônico natural Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nancy Campos

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 07h00

Com a chegada do verão, é tempo de aproveitar a diversidade das frutas, verduras e legumes, comuns no país, para manter uma alimentação equilibrada e saudável – e isso vale até mesmo para quem deseja ficar em forma e exibir o corpo na estação.

“No verão, as pessoas normalmente costumam substituir alimentos quentes por saladas e grelhados. Mas o ideal, para o ano todo, é montar um prato com variedade de alimentos, bem colorido. É importante consumir fontes de proteína magra, carboidrato integral e gorduras saudáveis, como azeite de oliva, peixes e castanhas”, afirma Cristiane Coelho, médica nutróloga da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Balancear corretamente esses ingredientes fica fácil com a recomendação do médico nutrólogo José Alves Lara Neto, da mesma entidade. O prato deve ter cerca de 60% de carboidratos, 30% de gordura e o restante de proteínas.

“Os carboidratos são a principal fonte de energia para o cérebro. Portanto, uma alternativa saudável e saborosa para o verão é consumir, por exemplo, arroz 7 ou 9 grãos frio, como salada, temperando-o com frutas secas como damascos e castanhas”, sugere Weruska Barrios, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo.

O período também favorece o consumo das frutas típicas do país e da estação, com diversos benefícios à saúde. A graviola é antioxidante e um diurético natural. O abacaxi tem essas duas qualidades, além de ser digestivo. A cereja e as uvas, tradicionais nas festas natalinas, combatem o envelhecimento, segundo Coelho, assim como o açaí.

Além do consumo in natura, vale aproveitar a variedade de frutas para diversificar as receitas dos sucos nos dias mais quentes. “Eles dão uma sensação refrescante, mas é a água pura que mata a sede”, ressalva Barrios.
 
Em sua opinião, no verão deve-se consumir mais do que os dois litros de água diários geralmente recomendados, porque se perde mais líquidos pela transpiração. Já para Lara Neto, não é necessário passar dos dois litros, “pois os rins não vão filtrar mais do que esta quantidade”.