Topo

Cardiologistas alertam para aumento de derrames e infartos após tragédias como a de Santa Maria (RS)

Do UOL

Em São Paulo

05/02/2013 14h58

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está alertando os cardiologistas do Rio Grande do Sul, principalmente das cidades no entorno de Santa Maria, para a possibilidade do aumento de eventos cardiovasculares, nas próximas semanas. Segundo os especialistas, tragédias como a que ocorreu na cidade desencadeiam, nas semanas seguintes, uma elevação nos números de infartos e derrames em decorrência do estresse excessivo enfrentado por profissionais de saúde, bombeiros, familiares e amigos das vítimas.

A recomendação partiu do Comitê de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação da SBC, que é coordenado pelo cardiologista Sérgio Timerman. Ele colocará à disposição dos cardiologistas do Estado uma análise científica dos índices de infartos, mortes-súbitas e derrames que afetaram pessoas que estavam próximas física ou emocionalmente dos grandes acidentes dos anos recentes.

A SBC também acaba de disponibilizar em seu portal na internet (www.cardiol.br) um resumo da 1ª Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicada recentemente.

O coordenador do comitê conta que trabalhos científicos realizados após terremotos e tsunamis no Japão, ataques de homens-bomba em Israel e atentados contra as Torres Gêmeas, em Nova York, mostraram que o número de mortes aumentou em até três vezes.

Os estudos mostram que pessoas que assistiram às tragédias, parentes de vítimas e também os bombeiros e policiais envolvidos no atendimento têm possibilidade maior de sofrerem morte súbita decorrente de derrames ou infartos nas semanas que se seguem à catástrofe.