Ambientes montados em carreta no Parque Ibirapuera (SP) mostram como evitar acidentes domésticos
Uma carreta instalada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a partir desta quinta-feira (14) vai ensinar cuidados que se deve ter em casa para evitar acidentes. O projeto "Casa + Segura" foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pela Associação Médica Brasileira (AMB). A população poderá interagir com ambientes que simulam os perigos encontrados em uma residência.
“Esse tipo de ocorrência vitima especialmente os extremos da idade: crianças e idosos. Muitos cuidados básicos podem evitar problemas importantes. Por exemplo, um tropeção em um tapete mal posicionado, cabos de panelas voltados para fora no fogão, escadas mal iluminadas, brinquedos espalhados”, alerta Florentino Cardoso, presidente da AMB.
Instrutores irão acompanhar os visitantes da casa móvel, informando sobre dicas de prevenção e no bem-estar. Duas carretas foram unidas com área total de 38 m² e sete cômodos foram transformados para mostrar como pequenos descuidos podem provocar graves acidentes.
O projeto ficará instalado até 28 de fevereiro na Arena de Eventos (Portão 10 do Parque do Ibirapuera), das 8h às 18h. A entrada é gratuita. As pessoas que visitarem o local receberão uma cartilha com informações sobre segurança e prevenção.
Acidentes
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde aponta que os acidentes são a principal causa externa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, representando quase 40% das mortes.
Quedas, queimaduras e intoxicações acidentais também são os maiores responsáveis pelas internações entre jovens entre 10 e 14 anos, com 38% dos atendimentos.
Casa + Segura
De 14 a 28 de fevereiro no Parque do Ibirapuera - São Paulo
Arena de Eventos – Portão 10
Entrada gratuita
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.