Topo

Benefício de probióticos para reduzir o colesterol ruim é incerto

Os probióticos melhoram a digestão, mas ainda não se sabe se podem reduzir os níveis de colesterol - Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Os probióticos melhoram a digestão, mas ainda não se sabe se podem reduzir os níveis de colesterol Imagem: Ricardo Nogueira/Folha Imagem

Anahad O'connor

The New York Times

26/02/2013 16h11

Os probióticos, bactérias vivas encontradas nos iogurtes e outros alimentos, são conhecidos por melhorar a saúde digestiva. Mas existe benefício em relação aos níveis de colesterol?

Alguns especialistas acreditam que as bactérias benéficas se ligam ao colesterol presente no intestino delgado, evitando que ele seja absorvido pela corrente sanguínea. Mas os resultados das pesquisas são variados e os estudos que relatam benefícios costumam ser os que são financiados por fabricantes de suplementos probióticos.

Em um estudo randomizado publicado em novembro, por exemplo, pesquisadores da Universidade McGill recrutaram 127 pessoas com colesterol alto e as dividiram em dois grupos. Um dos grupos tomou suplementos probióticos duas vezes ao dia durante nove semanas e o outro tomou placebo. O grupo que tomou suplementos probióticos apresentou uma redução de 9% no colesterol total e 12% no colesterol ruim ou LDL.

O estudo foi financiado pela fabricante norte-americana de probióticos Micropharma. Outra empresa que produz probióticos, a MD Foods, declarou ter obtido resultado semelhante em suas pesquisas.

Em um relatório de 2010, dois pesquisadores observaram que, embora existam evidências da ação dos probióticos na diminuição do colesterol, surgiram resultados controversos. Entre eles estavam as descobertas de um estudo britânico em que 80 pessoas receberam probióticos durante 6 semanas e depois placebo. O estudo não descobriu diferenças nos níveis de colesterol quando os participantes tomaram o suplemento ou a pílula falsa.

Com isso, conclui-se que os probióticos podem melhorar a saúde digestiva, mas ainda não se sabe se podem reduzir os níveis de colesterol.