Topo

Mulheres que ingerem grandes quantidades de cálcio têm risco elevado de doenças cardíacas

Os suplementos de cálcio são úteis para quem tem consumo baixo do mineral, encontrado principalmente no leite e nos seus derivados - Shutterstock
Os suplementos de cálcio são úteis para quem tem consumo baixo do mineral, encontrado principalmente no leite e nos seus derivados Imagem: Shutterstock

Nicholas Bakalar

The New York Times

26/02/2013 16h25

O cálcio é um nutriente importante para a saúde óssea, mas um novo estudo sugere que as mulheres mais velhas que o ingerem em grandes quantidades podem apresentar um risco aumentado de doença cardíaca e morte.

Pesquisadores suecos acompanharam 61.433 mulheres nascidas entre 1914 e 1948 por cerca de 19 anos, confirmando as causas de suas mortes através de um registro do governo sueco. Os pesquisadores também usaram questionários para registrar sua ingestão de alimentos e o consumo de suplemento de cálcio.

Depois do ajuste para atividade física, escolaridade, tabagismo, álcool e outros fatores ligados à alimentação, eles descobriram que as mulheres que consumiram 1.400 miligramas ou mais de cálcio por dia tinham mais que o dobro do risco de morte por doença cardíaca em comparação com aquelas que consumiram entre 600 e 1.000 miligramas. Essas mulheres também tinham uma taxa 49% maior de risco de morte por doença cardiovascular, e um risco 40% maior de morte por qualquer outra causa.

O estudo, publicado online na semana passada no periódico BMJ, descobriu que o risco aumentou apenas entre as mulheres que consumiram mais cálcio – não houve aumento gradual com uma ingestão de cálcio aumentada gradualmente.

Os autores notaram que o cálcio pode aumentar os níveis sanguíneos de uma proteína associada a um maior risco de doença cardiovascular.

"Se você tem uma alimentação normal, não precisa tomar suplementos de cálcio", disse o autor principal, Karl Michaelsson, professor e cirurgião ortopédico na Universidade de Uppsala, Suécia. "Os suplementos são úteis se você tem um consumo muito baixo de cálcio, mas poucas mulheres apresentam essa baixa ingestão."