Topo

Casos de dengue crescem 4.305% em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

27/03/2013 21h48

Os casos de dengue em Belo Horizonte tiveram um aumento de 4.305% entre o ano passado e 2013. Foram confirmados neste ano 5.727 casos da doença na capital mineira, frente a 130 casos, entre 1º de janeiro e 27 de março de 2013. Os dados foram divulgados no início da noite desta quarta-feira (27) pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.

Nos 853 municípios de Minas Gerais a ampliação da ocorrência da dengue este ano é 623% superior. Passou de 17,1 mil casos notificados entre janeiro e março de 2012 para 123.694 casos, no mesmo período deste ano.

“O município está em situação de alerta, tratando a situação como epidemia e realizando todos os esforços para combater a dengue”, afirmou o secretário-adjunto de Saúde de Belo Horizonte Fabiano Pimenta.

De acordo com a metodologia do Ministério da Saúde, a epidemia de dengue é caracterizada pela incidência de 300 casos em cada grupo de 100 mil habitantes.

“Belo Horizonte tem hoje 242 casos para cada grupo de cem mil habitantes. Não vamos ser burocratas. Não vamos esperar”, disse Pimenta.

“O vírus tipo quatro é o responsável. A população da cidade não tem nenhuma imunidade contra esse tipo de mosquito. A principal ação é combater o mosquito, além de mobilizar todas as ações de saúde para atender a população acometida pela doença”, afirmou o secretário-adjunto.

Tablets e smartphones

Morreram 28 pessoas vítimas da doença em Minas Gerais, desde o início do ano. Duas delas, em Belo Horizonte. Na manhã desta quarta-feira (27), foi sepultada na capital mineira Lígia Mara Barcelos, 20, grávida de oito meses, vítima de dengue hemorrágica. A criança também morreu. Os familiares pediram para que mãe e bebê fossem enterrados juntos.

O governo estadual, que desde o início do ano distribui tablets e smartphones como prêmios para pessoas que detectarem focos do Aedes aegypti, nesta semana, começou a distribuir 2 milhões de litros de água sanitária para a população, em 300 cidades de Minas Gerais.

A Prefeitura de Belo Horizonte, com os postos de saúde lotados, instalou três contêineres para serem usados no atendimento das vítimas da doença. Com 42 metros quadrados e ar condicionado, os contêineres têm dois consultórios médicos e dez leitos para aplicação de soro.
Eleições municipais

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que, além do aumento da circulação do vírus tipo quatro, o avanço da dengue no Estado foi causado pelo “relaxamento dos municípios” no combate ao mosquito, por causa das eleições municipais de 2012.

Em 83% dos 853 municípios de Minas Gerais houve mudança de gestão, com isso houve “a desmobilização das equipes de controle e vigilância, o que pode ter acarretado na interrupção das ações, que devem ser permanentes”.

A situação mais crítica em Minas Gerais é em Uberaba (477 km de Belo Horizonte). No município, também entre janeiro e março, foram infectadas 10.479 pessoas: nove morreram.