Topo

Gel vaginal facilita o orgasmo feminino? Jairo Bouer responde

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL

Em São Paulo

18/04/2013 06h00

Cremes ou géis vaginais vendidos em farmácias ou sex shops podem facilitar o orgasmo na mulher? Essa é uma das dúvidas de internautas respondidas pelo colunista do UOL Jairo Bouer no programa @saúde desta quinta-feira (18). 

"Coisas vendidas em sex shops funcionam muito mais como uma brincadeira, algo que proporciona um momento diferente para o casal, do que como uma mágica que vai facilitar o orgasmo feminino", diz Jairo. "O grande órgão sexual do homem e da mulher é o cérebro", lembra.

Segundo o colunista, esses produtos têm substâncias que dão uma sensação térmica diferente. Ao interferirem na sensibilidade na vagina, podem até servir de estímulo. Mas, na opinião dele,  a medida provavelmente não vai fazer efeito em uma mulher que tenha dificuldades para chegar ao orgasmo. Nesse caso, o ideal é procurar um especialista.

Outra pergunta enviada a Jairo é sobre um internauta que se queixa da falta de vontade da mulher em transar depois que o casal teve um filho. Segundo o colunista, é comum muitas mulheres perderem a libido nos primeiros meses após o parto. O motivo, além das alterações hormonais, pode ser simplesmente cansaço e o fato de que o bebê passou a ser a prioridade.

  • 7733
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/04/17/voce-costuma-usar-produtos-de-sex-shop-para-apimentar-a-relacao.js

A situação tende a melhorar com o tempo, segundo Jairo. "Se não melhorar, vale a pena conversar e tentar algum tipo de ajuda", diz. Às vezes pode ser uma questão de hormônios, que pode ser identificada pelo ginecologista. Mas também pode ser estresse, ou mesmo algum problema no relacionamento que precisa ser tratado.

A última questão é de um internauta de 55 anos que diz não sentir mais o mesmo prazer que sentia antes com o sexo, apesar de não ter nenhum problema de desejo ou ereção. Ele quer saber se existe algum tratamento para isso. "Aos 55 anos, a sua vida sexual não é a mesma que você tinha aos 25", comenta Jairo. O desejo, o interesse por sexo, a sensação física e as respostas fisiológicas mudam com o tempo. "Inovar, variar, criar situações diferentes para fazer sexo podem ajudar", recomenda o colunista.