Topo

Tetris pode ajudar adultos com olho preguiçoso, mostra estudo

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 16h17

Pesquisadores da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, descobriram que Tetris, um jogo do tipo quebra-cabeça, inventado em 1984, que envolve blocos caindo que se encaixam, pode ajudar a treinar os olhos das pessoas com ambliopia adulta (o nome científico para o olho preguiçoso).

A ambliopia ocorre quando a visão central de um olho não é desenvolvida adequadamente e pode levar a olhos estrábicos ou à miopia, para perto ou para longe, de acordo com a Associação Americana de Optometria. Os pesquisadores observaram que os tratamentos atuais para olho preguiçoso envolvem cobrir um olho, a fim de fazer o outro olho trabalhar mais, mas este método nem sempre funciona.

O novo estudo, publicado na revista Current Biology, envolveu 18 adultos, todos com olho preguiçoso. Os pesquisadores colocaram metade deles para jogar Tetris com apenas um olho (o outro mais forte foi coberto). A outra metade dos participantes jogou com ambos os olhos, mas usaram óculos de proteção para que "um olho conseguisse ver apenas os objetos que caiam e o outro olho apenas os objetos no chão".

O pesquisador Robert Hess, diretor do Departamento de Pesquisa de Oftalmologia e do Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill, disse em um comunicado "Acreditamos que forçar os olhos a trabalharem juntos poderia melhorar a visão do olho preguiçoso".

Os participantes do estudo jogaram Tetris por duas semanas, na sequência os pesquisadores descobriram que aqueles que usaram os óculos de proteção para jogar tiveram melhor percepção de profundidade e melhora na visão do olho mais fraco. Enquanto isso, os participantes que cobriram o seu olho mais forte, só experimentaram alguma melhora da visão.

Quando os pesquisadores colocaram esses participantes para também experimentar os óculos de proteção e jogar com os dois olhos, eles também sentiram melhora na visão e na percepção de profundidade.

Esta não é a primeira vez que jogos de videogame foram apontados como possíveis terapias para olho preguiçoso. Uma pesquisa publicada no ano passado na revista Optometry and Vision Science mostrou o potencial no uso de jogos de videogame especialmente elaborados para fornecer treinamento visual para pessoas com olho preguiçoso.

(Com Huffington Post)