Topo

Conheça mitos e verdades sobre a gripe e previna-se contra este mal

Segundo a OMS, as infecções respiratórias constituem a maior causa de consulta aos serviços de saúde, principalmente entre crianças até cinco anos, em qualquer época do ano  - Thinkstock
Segundo a OMS, as infecções respiratórias constituem a maior causa de consulta aos serviços de saúde, principalmente entre crianças até cinco anos, em qualquer época do ano Imagem: Thinkstock

Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 07h00

Todo ano é a mesma coisa, muda a estação, os dias esfriam e a gripe aparece antes mesmo que comece a campanha de vacinação.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as infecções respiratórias constituem a maior causa de consulta aos serviços de saúde, principalmente entre crianças até cinco anos. E isso em qualquer época do ano.

Porém, com a queda da temperatura, cresce a incidência destas doenças, que se mantêm entre as principais causas de internação no país. Além da gripe, causada por vírus, o problema é agravado porque 30% dos brasileiros apresentam complicações alérgicas, como rinite e bronquite, no outono/inverno.

Uma das razões é que o frio inibe a movimentação dos cílios presentes nas vias respiratórias. Dessa forma, eles não realizam adequadamente seu trabalho de aquecer e filtrar o ar que entra no corpo, aumentando a possibilidade de micro-organismos se instalarem.

Além disso, sabe-se que o vírus da gripe sobrevive por mais tempo em ambientes secos, característica climática típica do inverno no Brasil. Por fim, as pessoas ficam mais tempo em locais fechados, potencializando a transmissão.