Topo

Após casos de superbactérias, leitos são fechados para descontaminação

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2013 10h07

Leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Conceição, em Porto Alegre, serão interditados para reduzir a colonização de bactérias com as enzimas NDM (New Delhi Metallobetalactamase) e KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), que as tornam resistentes a antibióticos. O objetivo é fechar 15 leitos por vez para a limpeza geral e descontaminação do setor, que possui 59 vagas. A cada ciclo de higienização, as vagas ficarão indisponíveis por até dez dias.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (8), em Porto Alegre, pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. As vagas momentaneamente fechadas serão reabertas automaticamente em outros hospitais - dez no Hospital Universitário de Canoas, na região metropolitana, e cinco em hospitais particulares da capital.

No Hospital Conceição, 23 casos decorrentes das duas enzimas  - cinco da NDM e 18 da KPC - foram diagnosticados desde setembro de 2012.

Padilha também anunciou a ampliação da equipe de limpeza da UTI. Serão lançados editais para contratação de profissionais específicos para vagas permanentes. "Dessa forma, eles poderão ser mais capacitados", afirmou.

A CGU (Controladoria-Geral da União) também aproveitou para anunciar que fará uma auditoria após receber denúncias sobre uma empresa terceirizada com contrato na área de higienização do hospital, que pode ser uma das responsáveis pela proliferação dos casos de bactérias resistentes a antibióticos.