Topo

Dilma ameniza discurso e diz que prioridade é para médicos brasileiros

Do UOL

Em São Paulo

24/06/2013 19h20Atualizada em 25/06/2013 08h39

Em reunião com prefeitos e governadores das 27 unidades federativas, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, que o Brasil vai incentivar a vinda de médicos estrangeiros para atuar em áreas carentes, mas que a prioridade para o preenchimento de vagas será para os brasileiros. 

  • 9826
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/06/24/voce-e-a-favor-da-contratacao-de-medicos-estrangeiros-para-atuar-em-areas-carentes.js

"Gostaria de dizer à classe médica brasileira que não se trata nem de longe de uma medida hostil ou desrespeitosa aos nossos profissionais", disse a presidente. "Trata-se de uma ação emergencial, localizada, tendo em vista a grande dificuldade que estamos enfrentando para encontrar médicos em número suficiente ou com disposição para trabalhar nas áreas mais remotas do país ou nas zonas mais pobres das grandes cidades."

"Sempre ofereceremos primeiro aos médicos brasileiros as vagas a serem preenchidas. Só depois chamaremos médicos estrangeiros", afirmou a presidente. Em seguida, ela lembrou que o Brasil possui apenas 1,7% de estrangeiros entre profissionais da classe médica, enquanto que em outros países, como a Inglaterra, o índice chega a 37%. 

Dilma também informou que o governo vai expandir as vagas de residência médica e o número de bolsas para estudantes de graduação interessados em participar de projetos da rede pública. Segundo ela, as medidas "vão significar a criação de 11.447 novas vagas de graduação e 12.376 novas vagas de residência para estudantes brasileiros até 2017". As informações serão detalhadas em entrevista coletiva com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, marcada para 10:30 horas desta terça-feira (25).

"Quero propor aos senhores e às senhoras acelerar os investimentos já contratados em hospitais, UPAs e unidades básicas de saúde", disse, ainda, a presidente durante o discurso.