Topo

Equipamento equilibra a frequência cardíaca por meio de jogos interativos

 A coerência cardíaca traz equilíbrio emocional e, consequentemente, a redução do estresse - Thinkstock
A coerência cardíaca traz equilíbrio emocional e, consequentemente, a redução do estresse Imagem: Thinkstock

Laís Peterlini

Do UOL, em São Paulo

24/06/2013 07h00

A correria do dia a dia e as situações constantes de pressão acabam gerando estados de estresse, que vem sendo chamado de “o mal do século”. Segundo pesquisa realizada pelo Isma-BR (International Stress Management Association), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, perdendo apenas para o Japão.

O estresse pode gerar problemas de saúde, principalmente cardíacos. Assim, para medir as respostas fisiológicas do coração e combater os males causados pelo excesso de tensão, pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento chamado cardioEmotion, que funciona a partir de uma tecnologia de biofeedback cardiovascular.

Como funciona

O aparelho é plugado no computador e um sensor é colocado no lóbulo da orelha do paciente para avaliar a variabilidade da frequência cardíaca, medida que representa o intervalo entre duas pulsações consecutivas, chamado de intervalo RR.

“O sensor capta os batimentos cardíacos e envia os dados para o programa instalado no computador. Esse programa analisa esses batimentos e desenha a frequência cardíaca na tela do computador”, explica o pesquisador e desenvolvedor da tecnologia Marco Fabio Coghi. Quando a pessoa se encontra estressada, ansiosa ou com medo, o equipamento gera um gráfico caótico, indicando que há uma desarmonia e um desequilíbrio emocional.

Com a ajuda do cardioEmotion, o usuário realiza treinamentos para alcançar a frequência cardíaca ideal por meio de jogos interativos que o equipamento propõe. “Os jogos foram concebidos baseados na psicologia positiva, mostrando que quando a pessoa está com as emoções positivas, o corpo reage com saúde e equilíbrio e isso se reflete no personagem do game”, afirma Coghi. Sob dinâmicas simples, os jogos propõem o controle da respiração e da concentração e classifica o desempenho com uma nota de 0 a 10.

“Com exercícios adequados, ensinados pelo programa, o gráfico dos batimentos cardíacos torna-se suave, equilibrado, harmonioso, na forma de uma onda regular, matematicamente conhecida por senoide (ondas sinusais)”, diz o pesquisador. Segundo Coghi, quando intervalo RR é sinusal significa que a pessoa entrou em um estado especial, chamado de coerência cardíaca.

Controle os efeitos da paixão

  • Quem nunca se apaixonou e viu a vida mais “colorida” que atire a primeira pedra. Os apaixonados costumam ter uma visão mais otimista, já que as áreas do cérebro responsáveis pelo medo e sentimentos negativos são menos ativadas em quem está amando. Mas como nem tudo são flores, a paixão pode desencadear no cérebro sensações de ansiedade e estresse.

    Segundo Coghi, o equipamento pode ajudar os apaixonados a controlar essas sensações ruins. "A área do cérebro responsável pelas emoções é o sistema límbico, que é regulado pelo córtex pré-frontal. Quando há um excesso de estímulos emocionais, como no caso do estresse da paixão, o córtex deixa de agir sobre o sistema límbico e este, por sua vez, passa a mandar para o corpo sinais que demonstram esse estado de ansiedade e até medo", explica.


Benefícios

A coerência cardíaca traz equilíbrio emocional e, consequentemente, a redução do estresse, do estado de ansiedade, depressão e fobias, além da diminuição da pressão arterial e controle das crises de asma. “Isso tudo se deve ao equilíbrio do sistema nervoso autônomo, também conhecido como vegetativo, aquele que funciona de forma automática”, explica o especialista.

De acordo com Coghi, pesquisa realizada com 32 profissionais brasileiros submetidos ao treinamento do cardioEmotion constatou um aumento na estabilidade emocional e melhora no relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa; 96% dos participantes relataram melhora no equilíbrio emocional, 44% na redução de estresse.

“A utilização regular do cardioEmotion aumenta a estabilidade cardíaca e o reflexo disto é o equilíbrio interno e externo dos usuários. Nota-se um aumento na capacidade de lidar com as adversidades apresentadas pela vida e um fortalecimento emocional”, afirma Marcio Belo, terapeuta com treinamento internacional em Lifestyle Medicine for Stress Management e Mental Health Sequelae of Extreme Violence pela Harvard Medical School.

Treinamento em casa

Belo ressalta que o procedimento simples não é invasivo e que o cliente pode potencializar os efeitos do processo terapêutico por meio do uso complementar em casa.  “Nós recomendamos que a pessoa ‘jogue’ 20 minutos todos os dias. Essas práticas diárias são uma ferramenta complementar-integrativa para ajudar na redução do estresse, insônia, ansiedade, hipertensão e depressão”, afirma Coghi.

O equipamento desenvolvido pela Neuropsicotronics (NPT), incubada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo, demorou cerca de seis anos para ficar pronto e já está disponível comercialmente por R$ 600 no site da cardioEmotion.