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Ministério da Saúde lança campanha para atualizar a vacinação das crianças

Do UOL

Em São Paulo

15/08/2013 17h18

Para ampliar a cobertura vacinal das crianças, o Ministério da Saúde fará uma campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação de 24 a 30 de agosto. A atividade será executada em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde e 24 (sábado) será o "dia D" de mobilização.

Vitamina A

O Ministério da Saúde anunciou que disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade - residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul - a suplementação de vitamina A. O objetivo é contribuir para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Durante a apresentação da campanha, nesta quinta-feira (15), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a ação é dirigida às crianças menores de cinco anos. Ele fez um apelo para que os pais levem as crianças aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro explicou que, com a ação, a expectativa é aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.

Para a operacionalização da campanha, o Ministério da Saúde disponibilizou a Estados e municípios R$ 18,6 milhões. A campanha envolve 34 mil postos fixos de vacinação - além dos volantes – e 350 mil profissionais de saúde, além da utilização de cerca de 40 mil veículos.

A partir deste domingo (18) serão veiculados vídeo e jingles para divulgação da campanha em emissoras de TVs abertas e fechadas e nas rádios. Também foram produzidas peças para divulgação na internet, mídia indoor e mídia exterior, além de materiais gráficos.