Topo

Jornal cubano ignora vaia e diz que médicos foram bem recebidos no Brasil

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 20h41Atualizada em 28/08/2013 17h22

O site do jornal oficial do Partido Comunista de Cuba, o Granma, noticiou hoje, terça-feira (27), em português, que os cubanos foram recebidos calorosamente pelos brasileiros em sua chegado ao país.

Em nenhum momento a reportagem menciona que os cubanos foram hostilizados e até chamados de escravos por médicos brasileiros, o que gerou forte constrangimento.

Diz a reportagem: “’Cubanos, amigos, o Brasil está com vocês’, gritaram jovens que se concentraram no terminal aéreo internacional desta capital para cumprimentar os médicos, que saíram com suas batas brancas”.

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países


A reportagem comenta que 176 médicos ficaram em Brasília,   a maioria especialistas em “Medicina Geral Integral, com mais de 15 anos de serviços e com várias missões no exterior, salientou à Prensa Latina o chefe desta avançada, doutor Rodolfo García”.

O texto continua falando que os médicos vão fazer parte do contingente de especialistas brasileiros e de outros países que responderam ao Programa Mais Médicos, impulsionado pelo governo federal, para prestar serviços nas periferias das grandes cidades e zonas rurais.

Também é mencionado que mediante convênio com o governo brasileiro chegarão quatro mil profissionais até o fim deste ano e que “o trabalho dos médicos cubanos no Brasil seguirá o modelo de cooperação internacional que a Ilha caribenha mantém com 58 países de diversos continentes”.