Topo

Profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar hoje em 454 municípios

Heloisa Cristaldo

Repórter da Agência Brasil

02/09/2013 11h28

Os profissionais formados no Brasil inscritos no Mais Médicos, começam hoje (2) a atuar em 454 municípios de todo o país. O objetivo do programa é levar médicos para atender a população em unidades básicas de saúde do interior dos estados e em periferias de grandes cidades, onde há carência de profissionais de saúde.

Nesta primeira etapa estão incluídos os 1.096 médicos com diplomas do Brasil. Os 682 estrangeiros ou médicos formados no exterior estão em fase de treinamento e avaliação e devem começar a trabalhar no dia 18 de setembro. Ao todo, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais.

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países


De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos com diploma do Brasil tiveram prioridade nas vagas. As remanescentes foram oferecidas primeiramente a brasileiros graduados no exterior e em seguida a estrangeiros, que atuarão com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e nas regiões onde serão alocados pelo programa.

O ministério vai recepcionar os médicos que atuarão no programa em seis capitais: Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

Além da contratação de profissionais, o governo federal vai investir, até 2014, R$ 15 bilhões na expansão e na melhoria da rede pública de saúde de todo país. Desse montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para a construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento e 16 mil unidades básicas.

Onde falta médico, faltam dentistas e enfermeiros, mostra pesquisa

A concentração de médicos nos grandes centros acompanha a de outros profissionais de saúde, como dentistas e enfermeiros, e a de unidades de saúde. Onde falta um, faltam os outros.

É o que o mostra um recorte da pesquisa Demografia Médica no Brasil, que se baseou em dados da AMS (Assistência Médico-Sanitária) do IBGE, que conta os postos de trabalho ocupados por profissionais de saúde

Veja argumentos a favor e contra o programa Mais Médicos

PRÓSCONTRAS

Aumenta número de médicos em atuação no Brasil (hoje há 1,8 profissionais para cada mil habitantes)

Sem o Revalida, o médico estrangeiro não tem a sua capacidade testada adequadamente, podendo colocar vidas em risco

Leva médicos para bairros e cidades onde há carência desses profissionais 

Dificuldades com a língua portuguesa podem trazer problemas de comunicação 

Melhora o conhecimento dos médicos em atenção básica e saúde pública, áreas nas quais os recém-formados não costumam ter interesse em atuar

Com o acordo para a vinda de médicos de Cuba, o governo está sendo conivente com um esquema de trabalho que é alvo de críticas: os profissionais recebem apenas parte da bolsa

Amplia o atendimento à população indígena que vive em regiões carentes de médicos 

Estrangeiros podem não ter conhecimento suficiente sobre as doenças tropicais, como a dengue

Supre uma demanda imediata, dado o longo tempo de formação de novos médicos

Estrangeiros podem desconhecer certos medicamentos e equipamentos utilizados no país

Apesar de não resolver a questão da falta de infraestrutura, garante acesso a um médico

Não oferece benefícios trabalhistas aos profissionais, como 13º salário, horas extras e FGTS

Não ameaça os empregos dos brasileiros, já que os estrangeiros só podem atuar em áreas específicas

Não resolve a questão da falta de infraestrutura e de outros profissionais, como enfermeiros, nutricionistas, dentistas etc