Topo

Conselho de Medicina vai à Justiça contra receita dada por farmacêutico

Do UOl, em São Paulo

26/09/2013 10h27

O CFM (Conselho Federal de Medicina) vai questionar na Justiça a resolução do CFF (Conselho Federal de Farmácia) que autoriza farmacêuticos a prescreverem medicamentos.

A resolução foi publicada nesta semana no Diário Oficial. Com a norma, os farmacêuticos poderão tratar o que chamam de "transtornos menores", como dor de cabeça ou diarreia. O cliente que chegar ao balcão da farmácia para comprar um analgésico poderá passar por uma "consulta" e receber um receituário com assinatura e carimbo do farmacêutico.

Para o CFM, doenças consideradas pela resolução como um transtorno menor devem ser acompanhadas por um médico, que tem a competência legal e profissional para fazer o diagnóstico de doenças e a consequente prescrição dos medicamentos. O Conselho argumenta, por exemplo, que uma dor de cabeça, aparentemente simples, pode ser o sintoma de um problema mais grave, como um acidente vascular cerebral e, portanto, é mais seguro que o paciente seja atendido por um médico.

Sobre renovação de receita médica, o CFM defende que o procedimento deve ocorrer somente após uma conversa entre médico e paciente, quando o médico saberá se o remédio, indicado em um momento anterior, pode ser interrompido, ter a dosagem alterada ou seguir com a prescrição inicial.

Para alguns conselheiros do CFM, a resolução do CFF incentivará a automedicação, pois leva o doente a não procurar o médico, resolvendo os sintomas no balcão da farmácia, sem procurar saber as causas.(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)