Topo

Estudo revela que benefício da ioga nos sintomas da menopausa é limitado

O grupo que praticou ioga apresentou melhoras nos sintomas da insônia - Shutterstock
O grupo que praticou ioga apresentou melhoras nos sintomas da insônia Imagem: Shutterstock

Nicholas Bakalar

Do The New York Times

19/10/2013 07h00

Muitas mulheres procuram alternativas naturais à terapia de reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa, uma delas é a ioga. Entretanto, uma nova e rigorosa pesquisa mostrou que, na melhor das hipóteses, os benefícios da atividade física são limitados.

Os pesquisadores dividiram aleatoriamente em dois grupos as 249 mulheres participantes, um deles realizou uma sessão de ioga semanal de 90 minutos durante 12 semanas e o outro manteve suas atividades habituais.

A sessão de ioga era composta por exercícios respiratórios, entre 11 e 13 posições, e a ioga Nidra, técnica meditativa de relaxamento profundo. O estudo foi publicado no periódico Menopause.

Em comparação ao grupo que realizou suas atividades habituais, o grupo que praticou ioga apresentou melhoras nos sintomas da insônia, uma queixa comum da menopausa.

Entretanto, não foram relatadas melhoras significativas em termos estatísticos em relação aos outros sintomas. O grupo da ioga apresentou uma diminuição das ondas de calor e dos suores noturnos, dos iniciais 7,4% ao dia para 4,6% no final do estudo.

No entanto, as diminuições foram semelhantes no outro grupo, com redução de 8% para 5,4%. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos em relação à depressão ou à ansiedade, nem severidade visível das ondas de calor ou dos suores noturnos.

"Muitas mulheres têm ondas de calor", afirmou Katherine M. Newton, pesquisadora sênior do Grupo do Instituto de Pesquisas em Saúde e principal autora do estudo. "As mulheres que procuram tratamento estão incomodadas com o estado de ânimo ou com os problemas para dormir. A melhora da insônia foi modesta em nosso estudo, mas a ioga é uma intervenção que talvez ajude", finaliza.