Topo

Teste de Aids a ser vendido em farmácias a partir de 2014 vai custar R$ 8

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

01/12/2013 18h34

O teste caseiro para diagnóstico de HIV que começará a ser vendido nas farmácias do Brasil, a partir de fevereiro do ano que vem, vai custar R$ 8 ao consumidor, informou neste domingo (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Segundo Mesquita, o valor de venda no país é o mais barato no mercado internacional.

O exame, desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é feito com base na análise da saliva coletada pela própria pessoa. Um teste similar é vendido nas farmácias dos Estados Unidos há cerca de dois anos.

De acordo com o diretor, o valor de comercialização do exame será subsidiado pelo ministério. Ele afirmou ainda que o teste é completamente eficaz para identificar a presença do vírus da Aids, mas é direcionado exclusivamente para o diagnóstico do HIV. O exame não serve, portanto, para outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou hepatites virais.

“Funciona como um teste de gravidez. O resultado vai sair muito rápido, em segundos”, disse Fábio Mesquita. “Uma das vantagens é a confidencialidade, já que a pessoa que quiser se testar poderá fazer o exame em casa, com privacidade, além do fato de que ela terá de passar menos tempo no sistema de saúde, em filas, por exemplo”, disse o diretor.

Para realizar o exame, o usuário terá de atender a alguns requisitos, como não ter ingerido álcool no dia anterior, não estar usando batom, entre outros. “Esses limites estarão bem claros na bula”, afirmou.

Segundo Mesquita, a decisão do Ministério da Saúde de aprovar a produção dos testes ocorreu em setembro. Segundo estimativas da pasta, há cerca de 718 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV no país, mas cerca de 150 mil delas ainda não foram diagnosticadas. “Precisamos ampliar os diagnósticos”, declarou o diretor.

Os números foram divulgados em evento pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, realizado neste domingo no parque Madureira, no Rio de Janeiro.

Ampliação no tratamento

Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a ampliação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes que apresentavam comprometimento do sistema imunológicos, recebiam medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Agora, os antirretrovirais contra a Aids serão prescritos a todos os adultos infectados com o HIV, independentemente do estágio da doença e da contagem de células de defesa CD4. De acordo com o Ministério da Saúde, as mudanças no protocolo devem acarretar em 100 mil novos pacientes medicados.