Topo

Brasileiros criam game online ironizando tempo de espera no SUS

O jogo começa quando o personagem, que está doente, entra num hospital público para receber atendimento, daí em diante, ele precisa enfrentar várias etapas - Reprodução
O jogo começa quando o personagem, que está doente, entra num hospital público para receber atendimento, daí em diante, ele precisa enfrentar várias etapas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/01/2014 15h33

Os brasileiros Ricardo Bencz e Luiz Alojziak criaram um game online que está sendo considerado uma sátira ao SUS (Sistema Único de Saúde), o “SUS – The Game: Brazilian Hospital Simulator”.

Nele, cada jogador precisa ser atendido, senão sua vida acabará rapidamente. O jogo começa quando o personagem, que está doente, entra num hospital público para receber atendimento. Porém, claro, encontra uma enorme fila com outras pessoas buscando o mesmo.

Durante a jornada, os jogadores terão de pegar senhas, passar pelas atendentes pouco simpáticas ou mais preocupadas em atualizar suas redes sociais, além de procurarem por remédios. Quanto mais tempo a pessoa levar para ser atendida, morrerá mais rapidamente. Porém, ao contrário do mundo real, a partida poderá ser reiniciada.

Na apresentação do game o texto diz: “Tenha a experiência de como é se sentir em um hospital público no Brasil ( e provavelmente me qualquer país com hospitais em más condições ou mal administrados). Só há um médico que pode trata-lo, encontre-o antes que seja muito tarde. Ninguém se importa ou quer ajudá-lo, então, boa sorte”.

A dupla de brasileiros desenvolveu o jogo durante um evento online, o Ludum Dare, no qual os participantes têm apenas 72 horas para criar um game inédito.