Topo

Cubano desiste do Mais Médico em Pariquera-Açu, diz secretário de saúde

Do UOL, em São Paulo

10/02/2014 15h45

Foi divulgada nesta segunda-feira (10), em várias redes sociais, mais uma desistência do programa Mais Médicos por um profissional cubano.  Ortelio Jaime Guerra teria abandado, há pelo menos uma semana, seu posto em Pariquera-Açu, interior de São Paulo.

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países

Na semana passada, a médica cubana Ramona Matos Rodriguez também saiu do programa e pediu asilo no Brasil. Na noite de domingo (9), entidades médicas enviaram à imprensa uma carta onde repudiavam as agressões aos direitos humanos e trabalhistas dos médicos que estão vindo de outros países para o Mais Médicos, especialmente os cubanos.

Guerra teria chegado a postar em seu perfil numa rede social uma mensagem informando que já estaria nos Estados Unidos e que não teria comunicado a partida aos amigos por "questões de segurança".

Na mensagem de despedida, agradecia as pessoas com quem trabalhou e pedia desculpas pelo português. "Nao tivei muito tempo pra perfeccionarlo", escreveu. Porém, o texto foi apagado, já que à tarde, não aparecia mais no perfil. Havia apenas alguns comentários de amigos como “Fico feliz em saber que está bem”.

O UOL entrou em contato com o secretário de Saúde de Pariquera-Açu, Willian Rodrigo Virgínio de Souza. Ele confirmou a saída de Guerra, mas não quis dar nenhum detalhe: “Já foi passada a informação para o Ministério da Saúde. A assessoria de imprensa do ministério irá soltar alguma nota sobre o assunto ainda hoje, pelo que sei”.

Quando questionado se foi pego de surpresa pela saída, Souza insistiu que as informações deveriam ser obtidas diretamente no Ministério da Saúde: “Eles que detêm os contratos. Nós dos municípios, só recebemos os médicos”.

Já a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde solicitou um tempo para enviar uma resposta oficial sobre a saída do médico.