Topo

Existe cirurgia para aumentar o pênis? Saiba a resposta

Do UOL

Em São Paulo

13/02/2014 07h00

Existe algo com efeito comprovado para aumentar o tamanho do pênis? Algum remédio ou cirurgia? A pergunta é uma das mais frequentes na caixa de mensagens do médico e colunista do UOL Jairo Bouer.

  • Thinkstock

Em média, o pênis do homem brasileiro, em ereção, tem cerca de 13 centímetros. Mas muita gente tem um tamanho menor e se incomoda com isso, chegando até a evitar contato sexual, como relata o internauta que escreveu ao @saúde

"As cirurgias para aumento do pênis, de um modo geral, não são recomendadas, a não ser em casos muito extremos", responde Jairo, aconselhando o internauta a procurar um urologista. "Mas não há nenhuma medida miraculosa que faça o pênis crescer bastante da noite para o dia", alerta. Em paralelo, se o problema incomoda muito, uma terapia pode ajudar.

Outra pergunta enviada para o programa é de um jovem que tem dificuldade de ejacular durante a penetração e consegue ficar até duas horas com o pênis ereto. Jairo explica que algumas substâncias podem causar retardo na ejaculação, como antidepressivos, maconha e álcool. Se esse não for o caso, o mais provável é que o motivo seja psicológico. De qualquer forma, vale consultar o urologista e discutir o que é possível fazer.

A última pergunta é de uma internauta que tem cólicas muito fortes e menstruação abundante, e quer saber se os sintomas podem indicar endometriose. A doença causa a migração do endométrio, tecido que reveste o útero, para fora dele, o que provoca muita dor e sangramento abundante. "Mas essa não é a única situação que causa esses sintomas. Alterações hormonais e miomas também podem provocar", diz Jairo.

Ele enfatiza que é importante buscar ajuda do ginecologista, pois a menstruação dolorosa atrapalha demais a vida da mulher e, dependendo do diagnóstico, pode afetar a fertilidade.

Assista aos demais programas do Jairo no UOL Saúde. E se você tem alguma pergunta sobre saúde, sexo ou comportamento, envie para drjairobouer@uol.com.br. Algumas questões serão selecionadas e respondidas nos futuros vídeos.