Topo

Ter nascido de cesariana aumenta o risco de sofrer com excesso de peso

Para o pesquisador, a gestante deve estar bem informada sobre os riscos de cada tipo de parto  - Getty Images
Para o pesquisador, a gestante deve estar bem informada sobre os riscos de cada tipo de parto Imagem: Getty Images

Nicholas Bakalar

The New York Times

08/03/2014 07h00

Uma análise de estudos extensa descobriu que o parto por cirurgia cesariana está associado a sobrepeso e obesidade na fase adulta.

Para realizar a análise, os pesquisadores reuniram dados de 15 estudos com uma população total de 142.702 pessoas. As pessoas com índice de massa corporal acima de 25 foram consideradas com sobrepeso e as com IMC acima de 30 foram consideradas obesas. Os estudos incluíram diversos tipos de parto.

Em comparação às crianças nascidas por parto normal, as que nasceram por cesariana estavam 26% mais propensas a estarem acima do peso e 22% mais propensas a serem obesas. O tipo de parto – natural, a fórceps ou por vácuo extrator e cirurgia cesariana eletiva ou indicada durante o trabalho de parto – não fez diferença.

Publicada na edição de fevereiro do periódico "PLOS One", a análise incluiu uma amostra extensa proveniente de 10 países, o que lhe confere força considerável. Todavia, todos os estudos foram observacionais e os autores afirmam que são necessários mais estudos para estabelecer uma relação causal entre o método de parto e o índice de massa corporal na idade adulta.

"Se for necessário realizar uma cesárea por razões clínicas, é claro que a pessoa não tem escolha", afirmou Matthew J. Hyde, um dos autores do estudo e pesquisador parceiro do Imperial College de Londres. "Entretanto, a gestante não pode tomar uma decisão bem fundamentada a menos que esteja informada na íntegra sobre as consequências no curto e no longo prazo."