Topo

Bebê Sofia chega aos EUA para fazer transplante pago pelo governo

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

02/07/2014 17h21Atualizada em 02/07/2014 19h38

Depois de 14 horas de viagem, a bebê Sofia Lacerda e a mãe dela, Patrícia Lacerda, chegaram, por volta das 15h30 desta quarta-feira (2), a Miami, nos Estados Unidos, onde ela fará um transplante mutivisceral pago pelo governo brasileiro. A viagem, que aconteceria às 18h de hoje, foi antecipada por conta da melhora climática em Miami. O pai da menina seguiu para Miami em voo comercial às 10h de hoje e deve chegar em Miami à noite.

A informação é do advogado de Patrícia, Miguel Navarro. “Ela está incomunicável por enquanto, mas já chegou. Em breve, conseguirá acesso à Internet e irá se comunicar com todos no Brasil”, disse o advogado.

Ele informou ainda que a viagem foi tranquila e que tanto a filha quanto a mãe estão bem. A menina foi levada ao Jackson Memorial Medical de Miami, onde fará uma série de exames, mas não ficará internada.

Agora, Sofia irá esperar os resultados dos exames e, depois, ingressar na lista de transplantes para esperar um doador. O procedimento não tem prazo para ser realizado. O brasileiro Rodrigo Vianna, diretor responsável pelo setor de transplantes do hospital que fará o procedimento, já teve contato com a menina e afirmou que irá se pronunciar sobre o assunto ainda hoje.

A família de Sofia alugou um sistema de home care nos Estados Unidos e, após fazer os exames, irá passar pelo menos os primeiros dias na casa de uma família de brasileiros que vive em Miami. A identidade deles não foi confirmada.

Entenda o caso

Sofia sobre com síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, bexiga e estômago, e, por isso, precisa do transplante. No Brasil, a cirurgia é feita pelo SUS de maneira experimental, e, por isso, a família optou por realizar a operação nos EUA, onde ela é feita há mais tempo.

O procedimento, que será feito no Jackson Memorial Medical de Miami, custa R$ 2,4 milhões e será custeado pela União, que foi obrigada pela Justiça a pagar o tratamento e qualquer outro gasto extra que surgir. O dinheiro já foi depositado na conta do hospital.