Topo

Elevador quebrado obriga funcionário a subir paciente pela escada

Paciente é carregado por médicos pela escada na Santa Casa de Araraquara (SP) - Neusa Eliana Ferreira Gonçalves/Arquivo pessoal
Paciente é carregado por médicos pela escada na Santa Casa de Araraquara (SP) Imagem: Neusa Eliana Ferreira Gonçalves/Arquivo pessoal

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

11/07/2014 17h28

Um defeito em um dos elevadores da Santa Casa de Araraquara (273 km de São Paulo) tem obrigado funcionários da instituição a transportarem, manualmente e pelas escadas, pacientes que precisam se deslocar entre os andares da instituição. A medida atinge quem precisa de exames ou cirurgias, inclusive quem está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O problema surgiu no dia 2 de julho, quando o único elevador que ligava o andar térreo ao segundo e terceiro andares da instituição ao térreo quebrou. Há um outro elevador funcionando, mas ele liga apenas o térreo ao primeiro andar, onde fica a UTI.

No terceiro andar, ficam os pacientes de planos de saúde atendidos pela instituição e que estão em observação, ou mesmo em preparação para procedimentos como exames e operações, que são realizadas em andares inferiores.

Além disso, funcionárias da cozinha, que fica no térreo, são obrigadas subirem as escadas com as refeições, passando, para isso, dentro da UTI com as refeições. Isso ocorre porque os funcionários sobem de elevador até o primeiro andar e, para chegar à escada, precisam passar pelo local.

A dona de casa Neusa Eliana Ferreira Gonçalves, foi uma das afetadas pelo problema. A mãe dela, Havila Tavares Ferreira, que tem 75 anos, estava internada no terceiro andar ontem e precisou fazer uma cirurgia no térreo. Para descer as escadas, teve de contar com a boa vontade de enfermeiros.

“Ela precisou colocar o marca-passo e precisou de seis pessoas para carregá-la. Imagina se alguém tropeça, se ela cai? É absurdo isso acontecer”, informou ela, que fotografou a cena. Ainda segundo ela, o procedimento para levá-la de volta ao quarto foi o mesmo. “Mas aí foi um pouco pior, porque para cima é mais complicado, né?”, afirmou.

A reportagem falou também com uma enfermeira que trabalha no local. Sob condição de anonimato, ela informou que o problema com o elevador é antigo, mas que foi a primeira vez que ele parou completamente. “Era comum ele travar, parar fora de nível, mas não ficar sem funcionar”, disse. Ela explicou ainda que os funcionários estão revoltados.

“A gente faz porque não pode deixar a população sem atendimento. Mas é inadmissível ter que carregar paciente no colo, subindo escada, porque não arrumam o elevador”, afirmou.

Outro lado

A Santa Casa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o elevador quebrou no dia 2 e lamentou o desconforto causado aos pacientes e trabalhadores, mas disse que o transporte pelas escadas é a melhor forma de continuar o atendimento.

De acordo com a instituição, o elevador tem mais de 40 anos e não tem peças de reposição, por isso a demora para colocar o equipamento operacional novamente.

A assessoria informou ainda que o motor foi enviado a uma retífica e deve ficar pronto somente na segunda-feira (14). Além disso, o hospital afirmou que um novo elevador será instalado em 60 dias.