Topo

Balançar a cabeça em um show de heavy-metal pode fazer mal à saúde

Nicholas Bakalar

Do The New York Times

25/07/2014 10h50

Médicos alemães descreveram recentemente o caso de um homem de 50 anos que, ao ser atendido em um hospital, relatou que vinha sentindo dores de cabeça contínuas e progressivas há duas semanas.

Ele sentia dor na cabeça toda, embora não tivesse nenhum histórico de traumatismo. Além disso, negou usar drogas e exames de sangue e neurológicos tiveram resultado negativo.

Uma tomografia computadorizada revelou um hematoma subdural, acúmulo de sangue no espaço entre a membrana que cobre o cérebro e o próprio órgão.

Em seguida, o paciente mencionou que tinha ido a um show da banda Motörhead quatro semanas antes, onde realizou um movimento popular entre os fãs do estilo: o headbanging - que consiste em sacudir a cabeça seguindo o ritmo da música. Esse movimento normalmente não causa danos. Todavia, os médicos descobriram três casos de hematoma subdural causados pela prática na literatura médica.

Os médicos drenaram o líquido do cérebro do paciente, que ficou seis dias internado após a intervenção, mas se recuperou. O relato do caso foi publicado no periódico The Lancet.

O Dr. Ariyan Pirayesh Islamian, principal autor do estudo e residente de neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Hanover, sugeriu que, no show do Motörhead, o risco de perda de audição é certamente bem maior que o de sofrer uma hemorragia intracraniana.

"Essa ocorrência é extremamente rara", afirmou. "Os fãs não estão correndo risco".