Topo

Grávidas que sofrem enjoo matinal têm bebês mais inteligentes, diz estudo

Cerca de 85% das mulheres grávidas sofrem com sintomas de náusea e vômito: bom sinal para bebês saudáveis, dizem pesquisadores no Canadá - Thinkstock
Cerca de 85% das mulheres grávidas sofrem com sintomas de náusea e vômito: bom sinal para bebês saudáveis, dizem pesquisadores no Canadá Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 06h00

O enjoo matinal que acomete muitas mulheres durante a gravidez pode ser um sinal de que o bebê que irá nascer será mais saudável e mais inteligente, aponta um novo estudo.

A pesquisa realizada pelo Hospital para Crianças Doentes em Toronto, no Canadá, aponta que mulheres com sintomas de náusea e vômito durante a gravidez tiveram menos abortos espontâneos e deram à luz bebês maiores e mais saudáveis do que outras que não haviam experimentado esses problemas. O enjoo matinal também foi associado com um índice menor de crianças com defeitos de nascença --e com bebês que apresentaram melhor desenvolvimento.

As conclusões publicadas no “Reproductive Toxicology Journal” devem servir de alívio para as mulheres. O enjoo matinal afeta até 85% das mães durante a gravidez e é causado basicamente pelo aumento rápido em gonadotropina, uma hormônio liberado pela placenta. Contribuem também outros hormônios que ainda estão sendo identificados para um quadro pré-natal mais favorável, diz o estudo.

Os pesquisadores reuniram dados de dez diferentes estudos conduzidos em cinco países entre 1992 e 2012 –num total de 850 mil grávidas.

No estudo, o risco de aborto espontâneo apareceu mais de três vezes maior para mulheres sem sintomas de náusea e vômito, do que para aquelas que sofreram com tais sintomas. Mulheres acima de 35 anos, em especial, se beneficiaram do que os pesquisadores chamaram de “efeitos protetores” associados ao enjoo matinal.

Náusea e vômito durante a gravidez foram associados a um risco menor de crianças nascidas abaixo do peso, além de um índice reduzido de bebês prematuros –6,4% comparados aos 9,5% dos nascidos de mães que haviam experimentado uma gravidez livre dos sintomas.

O novo estudo descobriu que outros benefícios incluem um índice 30% menor de bebês com defeitos de nascença. Em algumas pesquisas, esse número chegou a cair 80%.

Quando o assunto é inteligência, os pesquisadores afirmam que os bebês nascidos de mães que sofreram enjoo matinal tiveram crianças mais com maior pontuação em testes de QI, linguagem e comportamento.

Durante os anos, as grávidas recorreram a remédios caseiros como chá de gengibre até vitaminas e antiacidos para tentar se livrar dos efeitos do enjoo matinal, mas estudos publicados anteriormente concluíram que não havia uma “cura” para essa manifestação.