Topo

Nunca perder a virgindade foi tão bom, revela estudo

A tão comentada primeira vez: agora, muito melhor do que há 30 anos, diz estudo - Getty Images
A tão comentada primeira vez: agora, muito melhor do que há 30 anos, diz estudo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 06h00

Perder a virgindade hoje é uma experiência muito melhor do que era há há 25 ou 30 anos, garante um estudo publicado nos Estados Unidos. Para os homens, o nível de ansiedade em relação ao desempenho na primeira vez é bem menor; e para as mulheres, aumentou o prazer.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Illinois entrevistaram 5.769 estudantes durante um período de 23 anos e tentaram traçar um painel mais detalhado de suas emoções em relação a essa primeira experiência. Os questionários completados entre 1990 e 2012 envolveram aqueles cuja primeira relação sexual havia ocorrido uma década antes, ou seja, nos anos 1980.

As respostas revelaram que essa primeira experiência melhorou tanto para os homens quanto para as mulheres.

Há três décadas, os homens se sentiam mais ansiosos sobre a primeira vez porque estavam muito preocupados com seu desempenho. Ainda assim, eles sentiam mais prazer durante esse primeiro encontro do que as mulheres –para quem a culpa era a emoção mais evidente, apontou a pesquisa.

De lá para cá, a ansiedade masculina diminuiu, da mesma forma que a culpa entre as mulheres, levando a uma primeira vez melhor para os dois.

Segundo a pesquisadora-chefe Susan Sprecher, isso acontece porque a perda da virgindade não é vista como uma coisa tão importante quando era há 20, 30 anos.

“Homens atualmente se sentem menos inclinados a encarar a primeira relação sexual como um rito de passagem”, afirma.

A pesquisa revela ainda que a perda da virgindade é parte da relação em boa parte dos casos.

“Isso significa que a intimidade parece ter aumentado gradualmente com o passar dos anos”, diz a pesquisadora, “o que talvez explique por que o prazer nas mulheres aumentou nos últimos anos, à medida que diminuiu o sentimento de culpa”.

Segundo Susan Sprecher, as razões que levariam a essas mudanças positivas são culturais.

“A culpa que as mulheres sentiam diminuiu também porque há uma redução de regras sociais sobre a sexualidade feminina e por conta do aumento de novos modelos para a sexualidade que podem ser vistos na mídia feminina”, explica. Ainda assim, ela conclui que a perda da virgindade continua a ser uma experiência mais positiva para homens, do que para mulheres.

Pesquisas anteriores apontaram que aqueles que perdem a virgindade quando não são mais adolescentes tendem a ter relações muito mais satisfatórias na vida adulta.

Pesquisadores da Universidade do Texas-Austin analisaram os relatos de homens e mulheres que só tiveram sua primeira relação perto dos 20 anos ou que o fizeram mais tarde na vida. Eles concluíram que eles haviam estabelecido relações muito mais felizes, além de se casar e ter menos parceiros sexuais na vida adulta.