Topo

Sangue tipo AB pode afetar memória na velhice, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 15h16

Pessoas com sangue tipo AB são mais propensas a desenvolver perda de memória ao envelhecer do que aquelas com outros tipos sanguíneos, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (10). no periódico on-line Neurology, jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

Segundo a pesquisa, quem tem sangue tipo AB é 82% mais propenso a desenvolver problemas de memória e distorções de pensamento (que podem levar a demência), quando comparados às pessoas com outros tipos sanguíneos

O tipo de sangue AB é o mais incomum entre a população. No Brasil, 3% das pessoas possuem este tipo sanguíneo.

A análise contou com o acompanhamento de mais de 30 mil pacientes durante uma média de 3,4 anos. Desses, 495 que não tinham problemas com memória, ou a falta dela, no início do procedimento passaram a desenvolver alguma doença mental até o fim do estudo. A maioria deles possuía sangue AB.

Os pesquisadores também analisaram os níveis sanguíneos do que eles chamaram de fator VIII, uma proteína que ajuda o sangue a coagular. Altos níveis desse fator estão relacionados ao maior risco de comprometimento cognitivo e demência. No fim do estudo, 24% dos pacientes com altos níveis da proteína foram mais propensos as confusões mentais do que os que continham baixos níveis. Pessoas com sangue AB tinham, em média, um nível mais elevo de fator VIII do que pessoas com outros tipos sanguíneos.