Topo

Uma dose só não basta: Jairo Bouer explica mais sobre vacina contra HPV

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 06h00

Casos sobre meninas que perderam a sensibilidade nas pernas  após tomarem a vacina do HPV, registrados no início deste mês, acendeu uma série de dúvidas das internautas que acompanham o programa @saúde sobre a imunização. Tanto, que o médico especialista em sexualidade Jairo Bouer, dedica esta edição exclusivamente sobre o tema, para que não reste nenhum questionamento sobre a segurança e eficácia da vacina.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus do HPV começou no dia 1º de setembro. Segundo o Ministério da Saúde, durante os primeiros seis meses da primeira etapa da vacinação, iniciada em março, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos, publico alvo da imunização, já foram vacinadas, atingindo 87,3% do público-alvo - uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo.

O HPV (papilomavírus humano) pode causar verrugas genitais e de colo de útero, entre outros tipos de câncer.

A cada semana, Jairo Bouer responde dúvidas de internautas sobre sexualidade feminina. Se você também tem dúvidas relacionadas à temática, pode enviá-las para o programa @saúde. O e-mail é drjairobouer@uol.com.br.