Topo

OMS envia especialistas a Mali após caso de ebola; país monitora 43 pessoas

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 09h17

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira (24) que enviou especialistas para ajudar o Mali no combate ao ebola, um dia depois de o primeiro caso da doença ter sido confirmado no país.

Autoridades disseram na quinta-feira (23) que uma menina de 2 anos de idade foi infectada - tornando o Mali o sexto país do oeste africano a ser afetado pelo pior surto da febre hemorrágica registrado até hoje, que já matou cerca de 4.900 pessoas. Autoridades do Mali estão monitorando 43 pessoas que tiveram contato com a menina, incluindo 10 profissionais de saúde, disse ela em uma entrevista coletiva.

"Mali tem, hoje [quinta-feira], seu primeiro caso importado de vírus ebola", informou o ministério em um comunicado. A menina foi diagnosticada depois que chegou ao hospital na cidade de Kayes (oeste) na quarta-feira, acrescentou.

A equipe da OMS, com três especialistas, está no Mali avaliando seu sistema de proteção contra o surto, e pelo menos mais outros quatro especialistas serão enviados ao país nos próximos dias, disse a porta-voz da OMS, Fadela Chaib. (Com as agências internacionais)