Governo lança campanha contra racismo em hospitais e postos de saúde

Do UOL, em São Paulo

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lança nesta terça-feira (25), em Brasília, uma campanha para incentivar denúncias de atos de racismo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o ministério, a campanha pretende oferecer à população um canal para denúncias de atos de racismo contra usuários e funcionários da rede pública de saúde.

A campanha, que será lançada pouco tempo após do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tem como objetivo combater o racismo em unidades de saúde administradas pelo SUS, segundo o ministério.

"Não é o SUS que é racista. O SUS expressa, através dele, aquilo que a sociedade produz", disse André Bonifácio, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, durante o anúncio.

Os profissionais do Disque Saúde passaram por treinamento para identificar denúncias caracterizadas como racismo e, ao serem identificadas, serão direcionadas aos órgãos competentes. Os casos servirão de mote para a criação de novas políticas públicas que impeçam o racismo no SUS.

Casos de racismo vem ganhando grande repercussão no país, dentro e fora dos hospitais. No ano passado, médicos cubanos do programa Mais Médicos foram hostilizados por profissionais brasileiros.

O médico cubano Juan Delgado foi chamado de "escravo". Depois de ser hostilizado, o médico acabou se tornando um símbolo do Mais Médicos. Durante o anúncio oficial do programa, Alexandre Padilha, então ministro da Saúde, disse que o país não iria tolerar o "corredor da xenofobia".

O africano Souleymane Bah, 47, primeiro paciente internado com suspeita de ebola no Brasil, teve medo de enfrentar o preconceito na volta para Cascavel, no Paraná, onde foi internado com suspeita de estar infectado com o vírus. Há relatos de discriminação aos imigrantes negros na região, mesmo os que não vinham da África.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos