Topo

Com resultado em 20min, testes de HIV serão feitos nas ruas de Curitiba

Unidades móveis que vão diagnosticar portadores de HIV em 20min, em Curitiba - Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba
Unidades móveis que vão diagnosticar portadores de HIV em 20min, em Curitiba Imagem: Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba

Do UOL, em Curitiba

28/11/2014 17h20

Vinte minutos. Esse é o tempo que as novas unidades móveis levam para diagnosticar portadores de HIV. O programa "A Hora é Agora -- Testar nos Deixa Mais Fortes", que está em fase de testes e pode ser levado para outras regiões do país, foi lançado, nesta sexta-feira (28), em Curitiba, no Paraná.

Dois trailers circularão pela capital paranaense: um deles irá rodar pelas praças enquanto outro deverá reforça a iniciativa "Consultório na Rua". A coleta de sangue e o diagnóstico são feitos na hora.

Material educativo distribuído em postos de saúde e por meio das unidades móveis de atendimento, campanhas veiculadas por redes sociais e folhetos irão informar a população sobre a importância da prevenção à doença e acerca da realização de exames para a detecção do HIV.

Números

Os primeiros casos registrados de Aids em Curitiba são de 1984. Desde então, 10.256 pessoas desenvolveram a doença. Do total, pelo menos 9.000 são pacientes e fazem o tratamento, recebendo medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde (SUS).

"Em torno de 700 novos casos de HIV são diagnosticados anualmente por aqui. Nosso objetivo é diminuir a taxa de óbitos. Essa nova empreitada se alia às estratégias de combate à doença já executadas pela Secretaria da Saúde", diz Moacir Pires Ramos, infectologista e gestor do programa na cidade.

Serviço

Um dos trailers para a realização dos exames irá ficar estacionado às sextas-feiras, das 18h às 22h, na Praça Osório. Aos sábados, os atendimentos serão feitos também das 18h às 22h, mas nos arredores da Praça Tiradentes.

A segunda unidade móvel irá ser acoplada à estrutura do programa "Consultório na Rua", que circula por toda a cidade, levando profissionais da saúde a realizar atendimentos à população de rua.

Os primeiros atendimentos serão feitos a partir da semana que vem. Na próxima segunda-feira (1º), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, uma unidade irá operar excepcionalmente entre as 10h e as 16h, na Boca Maldita.

Outra das formas de acesso ao programa será inaugurada em 2015. Um portal dedicado ao combate e prevenção da doença (e-Testing) irá possibilitar a encomenda de testes de fluído oral. O autoteste poderá ser requisitado de modo anônimo; os resultados saem também em 20 minutos.

O programa "A Hora é Agora" é uma parceria entre a prefeitura de Curitiba, o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a Fundação Oswaldo Cruz, o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS.