Topo

Cientistas descobrem novo vírus ao investigar morte de fazendeiro no Kansas

Do UOL, em São Paulo

25/12/2014 14h09

Cientistas identificaram um novo vírus, ao qual chamaram de Bourbon, ao investigar a morte de um fazendeiro no Kansas (EUA), segundo informações do “New York Times”. A descoberta foi anunciada pelo Departamento de Saúde do Estado norte-americano na segunda-feira (22).

Acredita-se que o vírus seja transmitido por carrapatos ou mosquitos. Pode causar falência renal e dos pulmões, levando a vítima ao estado de choque e, consequentemente, à morte.

O fazendeiro infectado gozava de boa saúde e acabou morrendo em apenas dez dias, informou Dana Hawkinson, especialista em doenças infecciosas do Hospital da Universidade do Kansas. Ele chegou ao hospital em meados de julho apenas com febre alta, dor muscular e perda de apetite.

O vírus foi batizado de Bourbon, mesmo nome do condado onde o paciente vivia, e identificado por especialistas do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), meses depois da morte.

O vírus, afirmou Dana Hawkinson, é do tipo thogotovírus, que faz parte de uma família maior conhecida como Orthomyxoviridae. Os ortomixovírus são comuns na Europa, África e Ásia.

Ainda não se sabe se outros casos foram registrados nos Estados Unidos, mas é possível que tenham ocorrido de forma mais branda. “Presumimos que isso está circulando por algum tempo, mas não fomos capazes de diagnosticá-lo”, disse Dana. 

Por enquanto, não há cura para a doença causada pelo Bourbon e a melhor prevenção é evitar picadas dos mosquitos e carrapatos -- com o uso de calças, mangas longas e repelentes. Ainda assim, os especialistas não têm certeza se essas pragas de fato transmitem o vírus, pois precisam realizar mais pesquisas de campo. (Com New York Times)