Topo

Mulher dá à luz neto em Santa Catarina

Em imagem de arquivo sem data, Nivalda Maria Candioto exibe o ventre durante a gravidez de Arthur, que nasceu nesta quinta-feira (5) - Arquivo pessoal
Em imagem de arquivo sem data, Nivalda Maria Candioto exibe o ventre durante a gravidez de Arthur, que nasceu nesta quinta-feira (5) Imagem: Arquivo pessoal

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

05/02/2015 10h00

Um bebê que foi gestado pela avó nasceu na manhã desta quinta-feira (5), em Criciúma, Santa Catarina. Gleice Cunha, 31, anunciou o nascimento do menino Arthur, por cesárea, gestado pela mãe dela, a vendedora Nivalda Maria Candioto, de 55 anos.

O bebê pesa 3,680 kg. Ele e a mãe-avó Nivalda passam bem.

Gleice é infértil. Ela e o marido cederam material genético para fertilização assistida.

Gleice foi diagnosticada com infertilidade aos 16 anos. Nivalda prometeu à filha que ela poderia usar seu útero para gestar um bebê.

Quando chegou a hora para Gleice, Nivalda cumpriu a promessa. Antes do parto, Nivalda disse que "este bebê é um presente que quero dar para minha filha”.

Na juventude, Nivalda foi diagnosticada como infértil, mas os médicos estavam errados. Ela teve dois filhos de parto normal.

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina do ano passado veda o procedimento em mulheres com mais de 50 anos, mas Nivalda ficou fora da restrição porque seu tratamento começara em  2013.

A cesárea foi opção médica por causa dos riscos decorrentes da idade da mãe-avó.

Gleice está fazendo tratamento para poder amamentar Arthur.