Topo

Adolescente é a 5ª vítima da dengue na Santa Casa de Marília (SP) em 2015

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

18/02/2015 19h12

A Santa Casa de Marília (438 quilômetros de São Paulo) confirmou a quinta morte decorrente de dengue no hospital neste ano. João Renato Mendes Neto, 14, morreu por complicações da dengue D, também conhecida por tipo 4 da doença.

Segundo a família, o adolescente morreu 30 horas após o surgimento dos primeiros sintomas: vômito, febre alta e dores no corpo.

Assim que começou a passar mal, na última segunda-feira (16), João Renato Mendes Neto foi levado ao posto de hidratação montado pela prefeitura da cidade, que vive um surto da doença. Nesta terça-feira (17), a situação se agravou e ele foi encaminhado à Santa Casa de Marília, onde chegou por volta das 10h. O adolescente morreu sete horas depois, segundo informações da instituição.

“Foi muito rápido. Ele começou com os sintomas e foi ao posto de hidratação. De lá, como piorou -- teve até convulsão e hipotermia --, foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) direto para a Santa Casa. Ele foi muito bem atendido, mas não resistiu”, contou a tia do menino, Cyntia Zandonadi.  

Segundo o infectologista Francisco Hideo Aoki, do Hospital das Clínicas, não há uma grande diferença entre os tipos da doença, todos podem evoluir para óbito. “O grande problema do tipo 4 é que por ser um vírus novo, que chegou ao Brasil no ano passado, falta imunidade contra ele. Por isso, às vezes ele evolui tão rápido”, explicou o médico.

Aoki ressaltou que, aos primeiros sintomas da doença, é fundamental procurar um hospital e iniciar a hidratação. “Com a dengue, não podemos brincar. Teve febre, vômito, dores no corpo, procure um médico e comece a hidratação, urgente”, disse.

Com 1.827 casos confirmados desde o início do ano, Marília enfrenta uma epidemia de dengue. O número foi divulgado pela prefeitura na semana passada.

Em 2014, a região de Marília confirmou 4.621 casos de dengue, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Em todo o Estado, foram registrados 193.636 casos. O órgão ainda não tem dados deste ano disponíveis.

Já o Ministério da Saúde registrou 40.916 casos notificados de dengue em todo o país em janeiro deste ano, o que significa um aumento de 57,2% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 26.017 casos foram notificados. Por outro lado, os números preliminares de mortes, casos graves, além da nova denominação “dengue com sinais de alarme” apresentaram queda. Os 77 casos de dengue com sinais de alarme -- quando a doença tem maior chance de se agravar – representam um número 80,8% menor que os 402 registrados em janeiro de 2014.

Ainda segundo o ministério, nos casos graves, a redução foi de 71,42%, caindo de 49 -- em 2014 -- para 14, em 2015. A queda nos óbitos foi 83,7% (37, em 2014, para seis mortes, em 2015).