Topo

Casos de dengue crescem na cidade de Mazagão (AP)

Funcionário da Secretaria de Saúde do município de Mazagão faz pulverização para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue - Reprodução
Funcionário da Secretaria de Saúde do município de Mazagão faz pulverização para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/03/2015 11h00

A secretaria municipal de Saúde de Mazagão (32 quilômetros de Macapá) registrou 51 casos de dengue em janeiro. Três foram encaminhados ao Laboratório Central do Amapá (Lacen-AP) para realização de exames. O resultado deve sair nos próximos dias.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o aumento nos casos da doença é causado pelo grande número de criadouros encontrados no lixo doméstico dos moradores. A secretaria vem fazendo trabalho de prevenção e combate ao foco da doença, mas deve reforçar a campanha de conscientização com informações para que os moradores não acumulem lixo nos quintais das residências.

Desde o início de fevereiro, a prefeitura de Mazagão realiza ações de pulverização com uso de "motofogs" -- os chamados "fumacês", veículos adaptados com tanques de inseticida que rodam pelas ruas e vielas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal causador da dengue. O município foi o primeiro no norte do país a dispor desse equipamento. Cinco motocicletas espalham o "fumacê" pelos bairros e demais localidades do município de Mazagão, além de vários instrutores da secretaria de saúde que participam de programas de conscientização dos moradores.
 
Segundo o prefeito Dilson Borges, os novos equipamentos chegarão também às regiões mais distantes do município. As motocicletas serão usadas para pulverizar as áreas urbana e rural de difícil acesso. O pulverizador adaptado ao cano de descarga armazena 25 litros de inseticida, além de óleo mineral em um reservatório na traseira. A moto leva também dois baús laterais para guardar material de proteção.