Topo

Ter um propósito na vida ajuda a proteger o coração, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

09/03/2015 13h18

Ter um objetivo de vida pode diminuir o risco de doenças cardíacas. A constatação foi feita por uma equipe de pesquisadores do Hospital Mount Sinai, nos EUA, que avaliou os dados de 137 mil pessoas coletados por dez estudos relevantes na área.

O artigo foi apresentado na sexta-feira (6) durante o congresso da Sociedade Americana do Coração. De acordo com o estudo, um propósito claro de vida está associado a 23% de redução da mortalidade e 19%, especificamente, de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame.

"Desenvolver e aperfeiçoar metas pessoais poderia proteger a saúde do coração e potencialmente salvá-la", diz o principal autor do estudo Randy Cohen.

"Como parte da nossa saúde em geral, devemos nos perguntar 'eu tenho um propósito em minha vida? Se não, você precisa trabalhar em direção à meta importante de obtenção de um para o seu bem-estar geral", afirma.

Coautor do trabalho e diretor de Programas de Bem-Estar e Prevenção do hospital Mount Sinai, Alan Rozanki ressalta que estudos anteriores já haviam ligado uma variedade de fatores de riscos psicossociais a doenças cardíacas, tanto negativos, como ansiedade e depressão, quanto positivos, como otimismo e apoio social.

Mas o novo levantamento pode direcionar pesquisas futuras para "avaliar a importância de criarmos propósitos como fator determinante para a saúde e bem-estar" e despertar este senso nas pessoas.