Topo

Itapira confirma 9 mortes por dengue; total sobe 320% frente a 2014

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

10/03/2015 17h00

A prefeitura de Itapira (a 166 quilômetros de São Paulo) confirmou nesta terça-feira (10) nove mortes decorrentes da dengue entre 16 de dezembro do ano passado e 17 de fevereiro de 2015. Uma outra morte está sendo investigada pelo Instituto Adolfo Lutz.

O número de óbitos já é o maior da região de Campinas (a 93 km de SP), que agora soma 12 mortes. Em todo o Estado, ao menos 32 mortes já foram confirmadas neste ano.

Segundo a Prefeitura de Itapira, a cidade, que decretou emergência em janeiro por causa da epidemia, já registra 3.125 casos de dengue, o que representa um aumento de 320% em relação a todo o ano passado, quando foram registrados 743 casos. Em 2013, Itapira confirmou apenas oito casos.

Conforme a prefeitura, 1.715 casos foram confirmados em janeiro, outros 1.410 em fevereiro. Entre as nove mortes confirmadas estão quatro homens e cinco mulheres, com idades entre 30 e 88 anos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosa Iamarino, apesar da força-tarefa montada para combater a doença, a situação na cidade é preocupante e a população precisa se conscientizar da gravidade do cenário. "O maior problema é que as pessoas banalizam a doença e acham que podem se automedicar. Aos primeiros sintomas (febre, vômito, dores no corpo), procure atendimento médico. A automedicação mascara a doença e dificulta o diagnóstico”, afirmou.

Segundo a secretária de Saúde, a alta incidência no número de casos se deve ao armazenamento inadequado da água de reuso e aos pratinhos que ficam embaixo dos vasos das plantas acumulando água. “Os agentes constataram que as pessoas estão armazenando água de maneira inadequada e continuam encontrando pratinhos com criadouros embaixo dos vasos. A população precisa colaborar”, disse.

“Somente neste ano, nós já retiramos 700 caminhões de entulhos de dentro das casas”, completou.

Na região de Campinas, outras três cidades já registraram morte por causa da dengue neste ano: Amparo, Limeira e Sumaré, sendo um óbito por cidade. As cidades de São Paulo, Sorocaba, Catanduva, Penápolis e Marília também já registraram mortes.

Estado

Segundo o último balanço da Secretaria de Estado da Saúde, entre janeiro e fevereiro deste ano, 38.714 casos de dengue foram confirmados em todo Estado, o que representa incidência de 92 infecções por 100 mil habitantes.

De acordo com o órgão, para caracterizar uma epidemia em nível estadual, a incidência deve ficar acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

Em todo o ano passado foram registrados mais de 193.600 casos de dengue no Estado de São Paulo. Até o momento há 32 mortes confirmadas por dengue; no ano passado foram 87 óbitos. A secretaria divulgou os números gerais do Estado, mas não informou as cidades ou regiões que sofrem epidemia, tampouco as que contabilizaram óbitos.