Topo

Bebê à espera de transplante nos EUA completa 1 ano no hospital de Franca

Dinea Silva Gama, 41, e Jessimar Aparecido Gama, 45, seguram o menino Davi Miguel durante sua festa de aniversário de um ano - Arquivo pessoal
Dinea Silva Gama, 41, e Jessimar Aparecido Gama, 45, seguram o menino Davi Miguel durante sua festa de aniversário de um ano Imagem: Arquivo pessoal

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

13/03/2015 19h15

Com direito a bolo, balões e decoração com tema da Galinha Pintadinha, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal do Hospital Regional de Franca (SP) sediou, na quinta-feira (12), a festa de aniversário de um ano do bebê Davi Miguel. O menino, que sofre da doença de inclusão das microvilosidades intestinais -- ou diarreia intratável -- e aguarda decisão judicial para realizar um transplante nos Estados Unidos.

A moléstia impede que qualquer alimento ingerido seja processado pelo organismo. Além disso, Davi Miguel também segue em tratamento para uma infecção tripla, mas seu estado de saúde melhorou e permitiu que a festa fosse realizada. “Ele adorou, ficou supercontente. Foi um momento emocionante. Fizemos foto, queremos contar essa história quando nosso pequeno for mais velho”, disse a mãe, Dinea Silva Gama.

Apesar da festa, Davi Miguel não pôde aproveitar as iguarias oferecidas. “Teve bolo, refrigerante, salgadinho, as enfermeiras participaram, mas tiramos ele do quarto para que o pessoal pudesse comer. Afinal, ele não pode comer, não íamos deixar ele com vontade”, disse Jessimar Aparecido Gama, 45, pai de Davi Miguel.

Já Dinea Silva Gama, 41, mãe do bebê, afirma que o momento foi emocionante. “Comemoramos com muita alegria e agradecendo a Deus. Sabemos que a maioria das crianças com o problema dele não passa dos seis meses de vida sem transplante, disse. “Ele é guerreiro, luta para sobreviver todos os dias”.

Situação

Segundo o Hospital Regional de Franca, onde Davi Miguel está internado desde o quinto dia de vida, o quadro do bebê é estável. Embora tenha condições de respirar, ele conta com a ajuda de um balão de oxigênio para poupar energia e, com isso, ganhar peso mais rapidamente. O peso ideal para uma criança de um ano é de aproximadamente 14 quilos.

Sem conseguir absorver os nutrientes, o menino apresenta peso bem abaixo do indicado para sua idade e só se alimenta através de sonda. Aliado ao longo tempo de internação, o quadro torna-se favorável para o surgimento de outros problemas, como a anemia e as infecções. “Ele está ganhando peso, já tem quase 6,5 quilos. Esperamos que, em breve, ele atinja o peso ideal e a Justiça decida a nosso favor e salve a vida do nosso filho”, afirma Jessimar Aparecido Gama, pai de Davi Miguel.

O caso
Desde outubro de 2013, Davi Miguel aguarda que a Justiça determine que a União custeie o transplante, avaliado em R$ 4 milhões. A família chegou a conseguir uma liminar, mas a decisão foi suspensa dias depois sob a alegação de que Davi Miguel não tem o peso necessário para passar pelo procedimento. O processo aguarda a definição do mérito.

A família também realiza, através das redes sociais, uma campanha para arrecadar fundos que já conseguiu, até o momento, perto de R$ 1 milhão para custear as despesas. A ação é apoiada por uma série de famosos, entre eles a dupla sertaneja Rionegro e Solimões, que mora em Franca.