Topo

Homem que passou por transplante de pênis já faz sexo com a namorada

Os médicos envolvidos na cirurgia de transplante de pênis: paciente sexualmente ativo - Stellenbosch University
Os médicos envolvidos na cirurgia de transplante de pênis: paciente sexualmente ativo Imagem: Stellenbosch University

Do UOL, em São Paulo

16/03/2015 19h12

Um homem de 21 anos, que não foi identificado, recebeu o primeiro transplante bem sucedido de pênis e aceitou o órgão “como se fosse seu”, informaram médicos da Universidade Stellenbosch, na África do Sul. O jovem sul-africano já mantém relações sexuais com a namorada e o casal está “muito feliz”, disse um dos médicos a uma emissora local.

“O paciente aceitou o pênis como se fosse seu”, afirmou Andre van der Merwe, chefe da divisão de urologia na Universidade Stellenbosch, que comandou a cirurgia no hospital Tygerberg, na Cidade do Cabo anunciada na última sexta-feira (13). “Ele está extremamente bem”, de acordo com o médico, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

A cirurgia, que durou nove horas, permitiu ao homem tornar-se sexualmente ativo. O pênis foi amputado durante uma cerimônia tradicional de circuncisão, que lhe deixou cerca de um centímetro do órgão. O órgão doado foi implantado em 11 de dezembro e desde então, o paciente mostrou sinais de boa recuperação, de acordo com os médicos.

Em entrevista à emissora eNews Channel Africa (eNCA), Andre der Merwe disse que o paciente não encara o órgão doado como pertencente a outro homem. “Falando em termos cosméticos, conseguimos uma boa equiparação em termos de cor”, explicou.

O mais importante, porém, é o desempenho do órgão doado e isso nem se discute, de acordo com relatos do paciente. “Transplantamos um pênis saudável normal e as ereções que o paciente está tendo são muito boas”, afirmou o médico.

Na semana passada, ao reparar um pequeno buraco na uretra, os médicos conseguiram retirar o cateter que ajudava o paciente a urinar -- o que provocou uma ereção durante a cirurgia. “Ficamos surpresos porque ficou claro que ele teve bons resultados após o transplante”.

Em 2006, um paciente chinês submeteu-se a um transplante de pênis, mas os médicos tiveram de retirar o órgão após duas semanas, pois nem o homem e nem sua mulher conseguiam aceitar o novo elemento em sua relação.

Já o paciente sul-africano e sua mulher estão lidando muito bem com o órgão. “Os efeitos psicológicos são enormes”, disse der Merwe em referência ao que classificou de uma cirurgia “muito difícil”. Os médicos oferecem terapia à namorada do rapaz, que dispensou a ajuda. “Estamos muito satisfeitos que tudo tenha corrido tão bem. O paciente está sexualmente ativo novamente e muito feliz”.

Os médicos esperam que a divulgação do caso ajude a ampliar a quantidade de doadores, para que mais homens possam se beneficiar do transplante de pênis.