Topo

Feto de mãe fumante sofre atraso em desenvolvimento, mostra estudo

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 15h53

Através de um aparelho de ultrassom 4D, a pesquisadora Nadja Reissland, da Universidade Durham, registrou a diferença no desenvolvimento de dois fetos de 32 semanas. Um deles é filho de uma mãe fumante, e o outro, de uma mãe não fumante.

A cientista concluiu que os bebês de mães fumantes tocam a todo momento o rosto e a boca. Isso significa que seu desenvolvimento está atrasado, uma vez que os fetos normalmente deixam de tocar seus rostos com tanta frequência de acordo com a proximidade do nascimento. Fumar durante a gravidez levaria, portanto, a um atraso no sistema nervoso central do bebê.

A pesquisa foi feita com vinte mães no hospital universitário James Cook, em Middlesbrough, na Inglaterra. Quatro delas fumavam cerca de 14 cigarros por dia. Após o ultrassom, feito com 24, 28, 32 e 36 semanas, a professora Nadja Reissland detectou a diferença no desenvolvimento dos fetos. Apesar dos resultados, a professora afirmou em entrevista ao jornal “Daily Mail” que acredita que um estudo mais completo precisa ser feito para ter uma amostragem maior e principalmente para relacionar a interação entre o estresse maternal e o tabagismo.