Topo

Dengue pode estar relacionada à crise hídrica, afirma relator da ONU

01/04/2015 18h11

O relator especial das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento Léo Heller chamou a atenção para o fato de que a falta de água em algumas cidades brasileiras contribui para a propagação de doenças. Na avaliação de Heller, é preciso haver intensificação da vigilância em saúde. "Nós já temos percebido em algumas cidades brasileiras um aumento no registro do número de casos de dengue, que pode estar muito associado à forma como a população armazena água, com receio de faltar água no dia seguinte. E a deterioração da qualidade da água e a diminuição da quantidade da água podem se agravar, se intensificar e provocar um conjunto de desfechos na saúde, que incluem diarreia, outras doenças infecciosas e verminoses", afirmou.

Para o relator, medidas como o racionamento de água devem ser evitadas, porque acabam afetando as pessoas mais pobres, que vivem em zonas rurais ou em favelas e também os moradores de rua.

Manejo

À Rádio ONU, Léo Heller destacou que uma crise causada pela falta de chuvas não deveria ter se convertido num problema de abastecimento de água. "É possível que você tenha períodos de grande estiagem sem comprometer o acesso às pessoas. Neste caso, um planejamento mais refinado, mais avançado, poderia ter evitado que o problema acontecesse. É muito possível que medidas mais estruturais não consigam ser adotadas no ano de 2015, porque tivemos pouca chuva na região sudeste. É muito importante ter uma cuidadosa gestão da crise do abastecimento de água." No seu primeiro ano como relator especial para o Direito à Água e ao Saneamento, Léo Heller deve visitar um país na Ásia Central e outro no sul da África, provavelmente Tajiquistão, Zâmbia ou Botswana.