Topo

Farmácia Popular é inaugurada sem remédios em Campinas (SP)

Inaugurada há duas semanas pela prefeitura de Campinas (a 93 km de São Paulo), a Farmácia Popular do centro da cidade, na rua Dr. Quirino, está funcionando sem ter os medicamentos - Fabiana Marchezi/UOL
Inaugurada há duas semanas pela prefeitura de Campinas (a 93 km de São Paulo), a Farmácia Popular do centro da cidade, na rua Dr. Quirino, está funcionando sem ter os medicamentos Imagem: Fabiana Marchezi/UOL

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

16/04/2015 15h43

Inaugurada há duas semanas pela prefeitura de Campinas (a 93 km de São Paulo), a Farmácia Popular do centro da cidade, na rua Dr. Quirino, está funcionando sem ter os medicamentos. Apesar de toda a estrutura do prédio e os funcionários disponíveis, somente nesta quarta-feira (15) os remédios começaram a chegar. Alguns moradores que procuraram a unidade nesta quinta-feira (16), ainda não conseguiram os medicamentos necessários para seus tratamentos e foram orientados pelos funcionários a voltar na próxima semana ou a procurar outra unidade.

Foi o caso da filha de uma aposentada de 89 anos que preferiu não ser identificada. Ela foi buscar um remédio para convulsão usado pela mãe diariamente, mas o medicamento ainda não chegou. “Inauguraram sem ter os medicamentos. Deviam ter esperado chegar tudo antes de abrir, né? Que adianta abrir sem ter os medicamentos?”, indignou-se.

O marceneiro Valdecir Rodrigues da Silva, 49, também foi à farmácia para buscar um remédio para tratar depressão, mas acabou orientado a procurar a outra unidade. “Falaram que o remédio vai chegar até a semana que vem. Vim aqui porque é mais perto, mas agora vou ter que ir na outra”, disse.

Já a fisioterapeuta aposentada Lucia Coelho, de 58 anos, conseguiu o medicamento que precisa para o estômago. Ela saiu com a sacola da farmácia e elogiou o atendimento. “Acho que dei sorte. Pelo jeito, meu remédio é um dos poucos que chegaram”, comemorou. O metalúrgico aposentado José Ezio Postale, de 74 anos, também comemorou a chegada de seu remédio para pressão. “Pra mim vai ser ótimo ter essa farmácia aqui. Porque estou sempre por essa região”, disse.

Outro lado

Em nota, a assessoria da Prefeitura admitiu que ainda não tem todos os medicamentos à disposição, mas informou que a farmácia deve ficar completa até o dia 22 de abril. A unidade, localizada na rua Dr. Quirino 567, foi inaugurada no último dia 2. Com isso, Campinas volta a ter duas farmácias populares - a outra funciona no bairro Guanabara. Juntas, as duas unidades atendem diariamente cerca de 500 pessoas. São fornecidos 112 medicamentos diferentes. As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.