Topo

Mais Médicos terá 18 mil profissionais e não chamará estrangeiros em 2015

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 11h36Atualizada em 14/05/2015 12h58

Com a ocupação de 4.139 vagas de médicos brasileiros, o governo garantirá a permanência de 18.240 profissionais no Programa Mais Médicos neste ano, segundo informou nesta quinta-feira (14) o Ministério da Saúde. Nesta última etapa foram preenchidas 387 vagas remanescentes. A previsão é que os médicos iniciem às atividades a partir do dia 6 de julho. Devido ao resultado, não haverá necessidade de realizar chamamento de profissionais estrangeiros, informou o ministério.

Desta seleção, 91% dos profissionais contemplados são formados no Brasil e 9% formados no exterior. O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.807. O Sudeste solicitou 1.024 médicos, seguido do Sul (523), Centro-oeste (396) e Norte (389).

Segundo a pasta, 100% da demanda dos municípios será atendida por médicos brasileiros, o que levará assistência para cerca de 63 milhões de pessoas, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Na primeira etapa do programa, dos 14.462 médicos contratados para trabalhar na estratégia, a maioria era formada por mão de obra cubana: 11.429 profissionais. Eles haviam sido recrutados por meio do convênio firmado com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Outros 1.187 eram de brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. Apenas 1.846 eram brasileiros que haviam cursado Medicina no Brasil. 

A iniciativa de contratar estrangeiros que não precisavam fazer a revalidação do diploma foi bastante criticada pelos médicos brasileiros.

Assim como nos ciclos anteriores, médicos graduados fora do Brasil passarão por período de acolhimento e serão avaliados. As seleções contemplarão as eventuais vagas referentes aos médicos que desistirem nas etapas anteriores. Mas poderão participar do Mais Médicos somente os profissionais que forem aprovados na avaliação realizada durante o acolhimento.

A previsão é que a cada trimestre o Ministério da Saúde lance novas chamadas para os postos abertos em decorrência de desligamentos.

Os próximos editais estão marcados para meses de julho e outubro deste ano e janeiro de 2016.

“Parte significativa dos profissionais se mobilizaram pelas mudanças que fizemos, principalmente o Provab [Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica]”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro. (Com Estadão Conteúdo)