Topo

Presas do ES confeccionam perucas e próteses para mulheres com câncer

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 17h51

Presas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), no Espírito Santo, confeccionam perucas, lenços, turbantes e até próteses mamárias que serão doadas para pacientes com câncer.

Todo o material é produzido por cinco detentas por meio do projeto "Mãos Solidárias", realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e a organização não governamental "Amigas Para o Bem Viver".

As doações serão feitas às pacientes do Hospital e Maternidade São José, localizado em Colatina (ES), e para quem comprovar não ter condições de comprar uma peruca.

Parte do cabelo usado na produção das perucas foi doado por mulheres que também cumprem pena na unidade prisional. O restante foi arrecadado em campanhas realizadas em faculdades e salões de beleza do município.

As presas atuam voluntariamente e recebem o benefício da remição de pena, com um dia de pena reduzido a cada três trabalhados.

"A ação é o momento em que as internas poderão sentir que estão, de fato, contribuindo para amenizar a dor de outras pessoas. Esse envolvimento entre a sociedade e internas é essencial para o processo de reinserção social delas", afirmou em nota Regiane Kieper do Nascimento, gerente de Educação e Trabalho da Sejus (Secretaria de Estado da Justiça) do Espírito Santo.

Para solicitar uma doação, basta entrar em contato pelos e-mails cpfcol@sejus.es.gov.br e sandraportugall@hotmail.com. Após o contato, membros da ONG farão uma visita à paciente e realizarão um cadastro.

"Doar amor em forma de perucas" é lema de ONG contra o câncer